A Globo realiza, nesta quinta-feira (29), a partir das 22h30, o último debate com candidatos a presidente da República, antes da eleição em 2 de outubro. Com mediação de William Bonner, os presidenciáveis terão confronto direto, por quatro blocos seguidos. O evento será transmitido pela Globo, pelo Globoplay e ao vivo pelo G1. De acordo com a programação da emissora, o debate poderá durar até às 1h40 da sexta-feira (30/9).
Sete presidenciáveis foram convidados por meio do critério de representatividade dos partidos no Congresso Nacional (de no mínimo cinco parlamentares). Além disso, a Globo informou que os candidatos precisavam apresentar nenhum impedimento na Justiça, seja eleitoral ou comum.
Assim, Jair Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT), Padre Kelmon (PTB), Felipe D’Ávila (Novo), Lula (PT), Simone Tebet (MDB) e Soraya Thronicke (União) são os candidatos que participarão do embate.
O debate será dividido em quatro blocos, sendo que o segundo e o quarto terão perguntas, obrigatoriamente, de temas definidos por sorteio, feito pelo mediador William Bonner. No início de cada um desses blocos, Bonner se dirigirá a uma urna e escolherá o tema. Não há pergunta feita por jornalistas.
Os candidatos deverão fazer a pergunta em até 30 segundos e terão um minuto para a réplica. Já o candidato que responder terá três minutos para dividir como quiser entre a resposta e a tréplica.