Segundo reportagem da jornalista Bela Megale, do jornal O Globo, a Polícia Federal estuda a inclusão do pastor Silas Malafaia no rol de investigados no inquérito que a suposta tentativa de golpe de Estado do ex-presidente Jair Bolsonaro, integrantes de seu governo e militares. O religioso reagiu à reportagem (veja mais abaixo).
A justificativa, segundo a colunista, é: “Na avaliação de policiais federais, o pastor pode ser investigado por tentar embaraçar o inquérito que apura uma tentativa de golpe de Estado. A leitura dos investigadores é que, por meio do financiamento do ato na Avenida Paulista e de suas falas, o pastor disseminou mentiras à parte da população, com o objetivo de instigá-la contra a investigação de uma organização criminosa, que atuou para dar um golpe de Estado.”
Outro ‘motivo’, novamente segundo a jornalista do Globo, “os policiais federais avaliam ainda que Malafaia estimulou os presentes a se voltarem contra integrantes do Poder Judiciário, por meio de falsas premissas.”
Bela Megale, em seu texto, cita a seguinte fala de Malafaia: “Alexandre de Moraes diz que a extrema-direita precisa ser combatida na América Latina. Como o ministro do STF tem lado? Ele não tem que combater nem a extrema-direita nem a extrema-esquerda. Ele é guardião da Constituição. O presidente do STF, ministro Barroso, disse ‘nós derrotamos o bolsonarismo’. Isso é uma afronta, uma vergonha.”
Mas, de acordo com Bela Megale, Moraes, na verdade, teria dito no ano passado foi que a “chaga da corrupção” corroeu a democracia no Brasil e abriu espaço para “o retorno de uma extrema direita com ódio no Brasil”.
Em suas redes sociais, o pastor reagiu à reportagem de O Globo e disse que se trata da criação de uma narrativa. Em caixa alta escreveu: “O JORNALISMO VAGABUNDO E PARCIAL DE BELA MEGALE DE O GLOBO”. Em seguida, divulgou um vídeo com mais críticas ao jornal O Globo e à jornalista.
O JORNALISMO VAGABUNDO E PARCIAL DE BELA MEGALE DE O GLOBO ! No final da sua reportagem ela faz uma defesa do ministro Alexandre de Moraes , justificando a fala desastrosa do ministro . Virou advogada dele ? Ou assessora de imprensa ? FUNDO DO POÇO DE UM JORNALISMO CRETINO…
— Silas Malafaia (@PastorMalafaia) February 26, 2024
Urgente! O jornalismo canalha da GloboNews pic.twitter.com/KbgKrsDorr
— Silas Malafaia (@PastorMalafaia) February 26, 2024