A terceira rodada do Campeonato Brasileiro deixou uma ‘vítima’ entre os treinadores. Isso porque Pedro Caixinha não é mais o treinador do Santos. O técnico português foi demitido pela diretoria do clube paulista nesta segunda-feira (14), apenas um dia após a derrota por 1 a 0 para o Fluminense, no Maracanã.
Além de Caixinha, a saída também inclui os auxiliares Pedro Malta e José Pratas, o preparador físico Guilherme Gomes e o preparador de goleiros José Belman.
O Santos informou que César Sampaio, auxiliar técnico da equipe, assumirá interinamente o comando da equipe. O próximo desafio do time será contra o Atlético Mineiro, em casa, na quarta-feira (16).
Em comunicado oficial, o Santos agradeceu a Caixinha pelos serviços prestados e desejou sucesso em sua carreira futura: “A diretoria agradece ao profissional e deseja sucesso na continuidade de sua carreira”, publicou o clube nas redes sociais. Caixinha, com uma passagem pouco duradoura pelo time, se torna o segundo treinador a perder o cargo no Campeonato Brasileiro de 2025, após Mano Menezes, que foi demitido do Fluminense após derrota para o Fortaleza.
O Santos iniciou o Campeonato Brasileiro sem vitórias nas três primeiras rodadas. Na estreia, perdeu para o Vasco por 2 a 1, em São Januário, empatou com o Bahia por 2 a 2 na Vila Belmiro, e, na última partida, sofreu a derrota para o Fluminense. Nessas partidas, Caixinha não pôde contar com Neymar, que estava lesionado.
O craque da seleção entrou apenas no segundo tempo do jogo contra o Fluminense, mas não conseguiu evitar o revés da equipe.
Anunciado em dezembro de 2024, Caixinha assumiu o Santos no lugar de Fábio Carille, vindo do Red Bull Bragantino. Em seu período à frente do clube, o treinador comandou o time em 16 jogos, com seis vitórias, três empates e sete derrotas, o que resultou em um aproveitamento de 44%. Durante o Campeonato Paulista, o Santos chegou até a semifinal, onde foi eliminado pelo Corinthians.
O retorno de Neymar ao time, após um período no Al Hilal, trouxe boas performances individuais, mas a ausência de vitórias na temporada pesou contra o técnico.
No entanto, Neymar se lesionou antes da partida decisiva contra o Corinthians, não participando do confronto e voltando apenas no jogo contra o Fluminense. Mesmo com sua volta, a equipe não conseguiu alcançar a tão esperada primeira vitória no Campeonato Brasileiro.
Atualmente, o Santos ocupa a penúltima colocação na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro, com um ponto conquistado, três gols marcados e cinco sofridos. Nesta segunda-feira, o clube também comemorou seu 113º aniversário.
Ver essa foto no Instagram