A expectativa para esta semana é marcada pela chegada de um ciclone-bomba ao Brasil, fenômeno que deve atingir o país nesta terça-feira (12/11). Embora a frente fria em alto mar tenha perdido intensidade na altura do sul da Bahia, ainda colabora na canalização da umidade vinda do norte do Brasil para áreas do interior do Nordeste, segundo dados do Climatempo.
Uma massa de ar quente e úmido sobre o Brasil central vem contribuindo para a formação de nuvens carregadas, enquanto uma nova frente fria avança pelo Rio Grande do Sul nesta segunda-feira (11/11). Como resultado, são esperadas mais chuvas intensas e rajadas de vento.
O ciclone-bomba é caracterizado por uma rápida redução na pressão atmosférica no centro de um sistema ciclônico, um processo chamado de ciclogênese explosiva. Essa queda abrupta na pressão provoca ventos fortes e tempestades.
Com a influência do ar frio, a manhã começa com temperaturas mais amenas no Paraná, em São Paulo, em regiões do sul de Minas Gerais e no Rio de Janeiro. No entanto, a chuva pode diminuir em diversas partes do país no início da semana.
Nas áreas que vão do norte do Paraná ao interior de São Paulo e ao centro-sul de Mato Grosso do Sul, o tempo tende a ficar mais seco.
Região Sul
Uma nova frente fria chega à Região Sul, trazendo tempo nublado e possibilidade de chuva ao longo do dia na metade sul do Rio Grande do Sul, com alerta para temporais na fronteira oeste, região de Uruguaiana e áreas do sul e sudoeste do estado. Em Santa Catarina e no Paraná, o sol predomina, mas com alerta para baixa umidade do ar no oeste, noroeste e norte paranaense. Pode haver chuva leve no sul de Santa Catarina.
Sudeste
As chuvas mais intensas diminuem no Sudeste, mas ainda podem ocorrer pancadas isoladas entre o norte, noroeste e Triângulo Mineiro devido à alta umidade no Brasil central. No norte e sul do Espírito Santo, a chuva é mais irregular. O tempo fica firme no centro-sul de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, com sol e aumento gradual nas temperaturas. A umidade do ar pode ficar abaixo dos 30% no oeste e sudoeste de São Paulo.
Centro-Oeste
O Centro-Oeste terá algumas aberturas de sol em Goiás, Distrito Federal, sul de Mato Grosso e norte de Mato Grosso do Sul, mas são esperadas pancadas de chuva intensa com risco de raios e trovoadas, especialmente à tarde. A região central do Brasil ainda recebe ar quente e úmido vindo do Norte. Goiás e o centro-norte e leste de Mato Grosso apresentam previsão de nebulosidade e possibilidade de temporais.
Nordeste
A frente fria continua avançando e mantém o tempo instável sobre a Bahia, sul do Maranhão e do Piauí, com algumas pancadas se espalhando para o oeste de Pernambuco. Chove forte, especialmente em cidades como Salvador, Ilhéus e Porto Seguro. Em outras áreas, há mais períodos de sol e chuvas irregulares.
Norte
A Região Norte segue com previsão de chuva em todas as áreas, em uma segunda-feira quente e abafada, intercalada com sol. Em Belém, Boa Vista, Manaus e Macapá, há previsão de pancadas intensas de chuva. Temporais são esperados no sul do Amazonas e do Pará, em Tocantins e Rondônia. E mais: “Aceitem a democracia”, diz Bolsonaro em primeira coluna na Folha de SP. Clique AQUI para ver. (Foto: PixaBay; Fonte: Metrópoles)