As fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde a semana passada já afetaram mais de 780,7 mil pessoas. Até o momento, 75 pessoas morreram, de acordo com o último boletim da Defesa Civil divulgado às 12h deste domingo (5). Outros seis óbitos ainda estão em investigação e 155 pessoas ficaram feridas. Há ainda 103 pessoas desaparecidas.
O número de óbitos superou a última catástrofe ambiental do estado em setembro de 2023, quando 54 pessoas perderam a vida devido a passagem de um ciclone extratropical. As autoridades afirmam que este é o pior desastre climático da história gaúcha.
As chuvas também obrigaram 95,7 mil pessoas a abandonarem suas casas, entre 104,6 mil desalojados e 16,6 mil desabrigados. Dos 497 municípios gaúchos, 334 foram afetados pelas fortes chuvas, o que representa 67,2% das cidades do estado.
Ainda de acordo com o balanço mais recente das infraestruturas estaduais, mais de 420 mil pontos no estado seguem sem energia elétrica e 839 mil residências (27%) sem abastecimento de água.
As chuvas também provocam danos e alterações no tráfego nas rodovias estaduais gaúchas. Neste domingo (5), são registrados 113 trechos em 61 rodovias com bloqueios totais e parciais, entre estradas e pontes.
No fim da manhã deste domingo (5), Luiz Inácio Lula da Silva, Arthur Lira, Rodrigo Pacheco e do Bruno Dantas (presidente do Tribunal de Contas da União (TCU)) desembarcaram na Base Aérea de Canoas (RS).
A comitiva também é composta por 13 ministros do governo petista; pelo comandante do Exército, general Tomás Paiva; pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Edson Fachin; e por Janja.
Uruguai
O governo do Uruguai disponibilizou um helicóptero e uma equipe para auxiliar nos resgates de pessoas ilhadas pelas chuvas do Rio Grande do Sul (RS). A aeronave da Força Aérea do Uruguai conta com uma equipe de oito pessoas, entre pilotos, copilotos, técnicos e socorristas. A previsão é que o grupo opere nos resgates em Santa Maria (RS) a partir da tarde deste domingo (5).
“O Brasil agradece pela rápida e eficiente resposta do governo do Uruguai nesta #AssistênciaHumanitária crucial para apoiar as comunidades gaúchas afetadas pelas inundações”, informou, em uma rede social, a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores (MRE).
A entidade ligada ao Itamaraty acrescentou que a equipe uruguaia está em Bagé (RS), já abastecida, aguardando melhores condições meteorológicas para seguir para Santa Maria. “A ação é fruto de negociações entre Uruguai e Brasil, sob coordenação das chancelarias dos 2 países”, completou.
Em nota, a Força Aérea do Uruguai informou que respondeu “de maneira imediata ao pedido de colaboração internacional realizado pelo Brasil para fazer frente as catastróficas inundações”.
Mais alagamento
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul (RS) divulgou novo aviso, às 10h05 deste domingo (5), alertando para mais chuvas e ventos “pontualmente fortes” no norte e nordeste do estado e na região metropolitana de Porto Alegre, com risco de descargas elétricas, granizo e novos alagamentos. O aviso é válido até as 14 horas de hoje.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também divulgou aviso na manhã de hoje alertando para chuvas intensas na maior parte do estado, com grau de severidade de “perigo potencial”, que é o menor grau da escala de risco, que pode ser ainda de “perigo” e de “grande perigo”. A previsão do Inmet é válida até as 23h59 de hoje.
“Chuva entre 20 e 30 milímetros (mm/h) ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas”, informou o Inmet.
Números
Em todo o estado, há 69 mil desalojados em 13 mil pessoas em abrigos. Também houve 10 mil resgates.
Pelo menos 418,2 mil pontos estão sem energia elétrica. Há ainda 1 milhão de domicílios sem abastecimento de água (34% do total), segundo a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan).
Os municípios também estão com dificuldade de acesso a telefonia e dados móveis. De acordo com as operadoras, 90 cidades estão sem serviços da TIM, 43 sem os serviços da Vivo e 53 municípios não conseguem acesso pela Claro.
Como ajudar
Neste momento, os itens mais necessários para doação são colchões novos ou em bom estado, roupa de cama, roupa de banho, cobertores, água potável, ração animal e cestas básicas, preferencialmente fechadas para facilitar o transporte.
Doações em dinheiro
Desde quinta-feira (2), a conta SOS Rio Grande do Sul, do banco Banrisul, foi restabelecida pelo governo do Rio Grande do Sul para receber doações em dinheiro.
A chave Pix é o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) número 92.958.800/0001-38. O governo estadual informa que os recursos serão integralmente revertidos para o apoio humanitário às vítimas das enchentes e para a reconstrução da infraestrutura das cidades. (Fonte e foto: EBC)
Dados do Pix
Nome da conta: SOS Rio Grande do Sul
Chave Pix: CNPJ: 92.958.800/0001-38
🚨AGORA – Deputado Marcel Van Hattem direto do 3° Regimento de Cavalaria do Exército pede mais reforços para salvar vidas! pic.twitter.com/DjPdl1BEBE
— SPACE LIBERDADE (@NewsLiberdade) May 5, 2024
Uma das maiores dificuldades q os bombeiros e a defesa civil estão passando: convencer as pessoas da zona de risco, a irem para um abrigo temporário😢 pic.twitter.com/WPyEog1k0G
— 🇧🇷Anita (@bellanna) May 4, 2024
canoas! 🥺🥺
Carros do exército completamente tapados pela água! Não existem palavras.
O Rio Grande Do Sul, vive o seu maior pesadelo da história da humanidade.
Que deus proteja nosso povo!.
🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻 pic.twitter.com/LSAoiToFH2
— Fábio Vargas (@fabioHDG) May 5, 2024
GUERREIROS: Em Canoas (RS), os heróis fizeram um cordão humano para puxar barco e salvar as vítimas da enchente. A cada resgate bem-sucedido, as vítimas eram recebidas com aplausos. Incrível!
É o povo pelo povo enquanto o Estado assiste a tragédia de camarote. pic.twitter.com/mdwMr7arP0
— Isentões (@lsentoes1) May 5, 2024
Resgate aéreo: Na manhã de hoje (5), mais três vítimas das intensas chuvas no Rio Grande do Sul foram localizadas isoladas no telhado de uma casa, no bairro Mathias Velho, em Canoas/RS. pic.twitter.com/chuIlryxJD
— Polícia Militar do Estado de São Paulo (@PMESP) May 5, 2024
Assim está a cidade de Canoas, onde o desgoverno Leite decidiu impedir que voluntários cheguem para ajudar, ficando só os que já estavam.
Eduardo Leite, Mula e outros políticos estão fazendo palanque de uma tragedia e calamidade sem precedentes. pic.twitter.com/5Oq9EhFrpP
— O Patriota 🇧🇷🇧🇷🇺🇸🇮🇱🇦🇷 (@O_patriota2) May 5, 2024
Imagens de Canoas/RS
Eu e a minha igreja, estamos em orações e empenhados até que essa luta passe.
Toda nossa solidariedade ao povo gaúcho! pic.twitter.com/5o6EtmAxM8— @Jopelim (@PrJosiasPereir3) May 5, 2024