Uma descoberta digna de filme surpreendeu o mundo automotivo: uma série de carros nunca usados, guardados por mais de duas décadas em uma concessionária esquecida, foi resgatada em Estrela, no Rio Grande do Sul.
O achado, que remete a uma verdadeira viagem ao passado, veio da Comercial Gaúcha, uma antiga revenda Volkswagen que encerrou as atividades em 2001, mas manteve intactos veículos, móveis e peças de época.
Agora, esses automóveis seguirão rumo aos Estados Unidos, mas antes estão sendo exibidos para amantes de carros em Porto Alegre.
A história começou com Otmar Essig, ex-dono da concessionária, que faleceu em 2022. Mesmo após fechar o negócio, ele preservou o espaço como um santuário particular, frequentando-o diariamente até 2017, quando problemas de saúde o afastaram.
O local abrigava modelos raros da Volkswagen, todos em estado impecável, como um Fusca 1600 Série Especial de 1986, uma Quantum 2.0 MI Evidence de 1996 e um SP2 de 1975, entre outros.
Após a morte de Essig, os herdeiros optaram por vender a coleção de forma reservada, sem alarde. O processo, intermediado por Anderson Dick, CEO da FuelTech, levou cerca de cinco meses até encontrar Claude Senhoreti, um colecionador brasileiro radicado nos EUA.
“Após os trâmites da família para regularizar a venda dos veículos após o falecimento do Otmar, iniciaram a prospecção fora do mercado sem anunciar. Um agente me procurou e chegou no Claude Senhoreti. Foi um processo de quase cinco meses até concretizar”, relata Dick.
Entre os tesouros estão dois Fuscas 1996 do modelo Itamar, lacrados em uma sala soldada, nunca expostos à luz solar, e um Fusca 1600 Série Especial de 1986, ainda com plásticos nos bancos. Há também a Quantum 2.0 MI Evidence de 1996, na rara cor vermelho real perolizado, originalmente um presente de Essig à esposa, mas nunca utilizada. O SP2 de 1975, com apenas 8.150 km, era o carro pessoal do empresário, enquanto uma Kombi, antes vendida a outra concessionária, completou o lote.
Os veículos foram levados a Porto Alegre para inspeção antes da exportação. Segundo Dick, a maioria voltou a funcionar com ajustes simples:
“Fizemos todos funcionar menos o Fusca 1986 que tem um problema de corrosão no bloco por etanol depositado no óleo, estamos recuperando esse. Os outros foi só trocar óleo e limpar linhas de combustível, bateria nova”. A dupla ainda decide se os carros serão limpos ou mantidos com a cera original de fábrica.
Enquanto a papelada para o envio ao exterior é finalizada, os automóveis estão em exibição na capital gaúcha. “Fazemos, um domingo por mês, um encontro de entusiastas automotivos, chamamos de FuelTech e Chimarrão, onde os veículos ficam expostos ao público. Fizemos um espaço em homenagem à Concessionária Comercial Gaúcha, e o próximo [encontro] será no dia 13 de abril, às 8h, com entrada gratuita”, anuncia Anderson Dick. Veja imagens abaixo! (Fonte: CNN; Foto: reprodução/divulgação)