A Sala de Imprensa da Santa Sé divulgou, nesta terça-feira (22), detalhes sobre a Primeira Congregação Geral, realizada no Vaticano, na Sala Nova do Sínodo.
O encontro, que durou uma hora e meia, contou com a presença de cerca de 60 cardeais e foi iniciado com um momento de oração pelo Papa Francisco, cujo funeral será realizado no sábado, 26 de abril.
Durante a sessão, os cardeais prestaram juramento de obediência às regras estabelecidas na Constituição Apostólica Universi Dominici Gregis, que regula o período de vacância da Sé Apostólica e a eleição do novo pontífice.
Também foi entoado o cântico Adsumus, e lidos os parágrafos 12 e 13 do documento. O camerlengo da Santa Igreja Romana, cardeal Kevin Farrel, leu o testamento espiritual do Papa Francisco, tornado público na noite anterior.
A Segunda Congregação Geral foi agendada para a quarta-feira, 23 de abril, às 17h, já que pela manhã os cardeais acompanharão a transladação do corpo de Francisco.
No domingo, 27 de abril, será celebrada a segunda missa das Novendiais, às 17h, na Praça São Pedro, presidida pelo secretário de Estado, cardeal Pietro Parolin. As missas continuarão diariamente no mesmo horário durante o período.
Também foi definido, por sorteio, o trio de cardeais que comporá a Comissão que auxilia o camerlengo nas decisões rotineiras: Parolin, Stanisław Ryłko e Fabio Baggio, representando, respectivamente, os cardeais-bispos, presbíteros e diáconos. Essa comissão será renovada a cada três dias, como determina o regulamento do Conclave.
Ainda nesta terça-feira, às 19h30 (horário local), o cardeal Mauro Gambetti, arcipreste da Basílica de São Pedro, conduzirá a oração do Terço na Praça São Pedro, em homenagem ao Papa Francisco, conforme informado pela conta oficial da Secretaria de Estado no X (@TerzaLoggia).
Por fim, o Colégio Cardinalício decidiu suspender todas as cerimônias de beatificação previamente agendadas, até que o novo Papa seja escolhido e assuma suas funções. E mais: Netflix estreia minissérie sobre tragédia da TAM em 2007. Clique AQUI para ver. (Foto: reprodução vídeo; Fonte: Vatican News)