Neste domingo (27/4), a Arquidiocese de Brasília compartilhou em suas redes sociais uma imagem que mostra os cardeais brasileiros presentes em Roma para o conclave, evento que escolherá o novo líder da Igreja Católica.
Os sete religiosos estão na cidade desde o início das homenagens e do funeral do papa Francisco, falecido recentemente. A Arquidiocese ressaltou a união desses cardeais em oração e preparação para o importante momento, confiando “na luz e na condução do Espírito Santo”, conforme destacaram em sua postagem.
Os cardeais que representarão o Brasil no conclave são:
João Braz de Aviz, arcebispo emérito de Brasília;
Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo;
Leonardo Ulrich Steiner, arcebispo de Manaus;
Orani Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro;
Sérgio da Rocha, arcebispo de Salvador;
Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB);
Paulo Cezar Costa, arcebispo de Brasília.
O conclave é o processo pelo qual os cardeais do Colégio de Cardeais se reúnem na Capela Sistina para eleger o sucessor do papa. Para que um candidato seja escolhido, ele precisa receber dois terços dos votos.
No momento, o Colégio dos Cardeais conta com 252 membros, mas apenas 135, com menos de 80 anos, têm direito a voto na eleição papal. E mais: Estudo aponta que só 5% dos alunos brasileiros do 3º ano médio têm bom desempenho. Clique AQUI para ver. (Foto: reprodução redes sociais; Fonte: Metrópoles)
Ver essa foto no Instagram
Data definida
Os cardeais marcaram o dia 7 de maio para o início do conclave que escolherá o próximo papa, segundo informou uma fonte do Vaticano à CNN dos EUA. A eleição definirá o novo líder espiritual para os 1,4 bilhão de católicos espalhados pelo mundo.
Papa Francisco, que tinha 88 anos, faleceu na segunda-feira de Páscoa, em decorrência de um derrame e insuficiência cardíaca. Conforme seu desejo, o pontífice foi sepultado no sábado, na Basílica de Santa Maria Maior, em um túmulo simples, após uma missa de corpo presente realizada na escadaria da Basílica de São Pedro. A cerimônia reuniu líderes mundiais, membros da realeza e uma multidão de fiéis em luto.