Em apenas 24 horas, mais de 40 banhistas foram atendidos com queimaduras provocadas por caravelas-portuguesas nas praias de Luís Correia, no litoral do Piauí. De acordo com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), 32 casos foram registrados no sábado (21), e o número de vítimas neste domingo (22) já passa de 15. A reportagem é do G1
As caravelas-portuguesas, cujo nome científico é Physalia physalis, são um tipo de cnidário com tentáculos venenosos, cuja toxina, em contato com a pele humana, causa dor intensa e queimaduras que podem atingir até o terceiro grau. Em situações mais graves, a toxina pode desencadear reações alérgicas severas, incluindo arritmias e náuseas.
Equipes do Corpo de Bombeiros estão percorrendo diversas praias da região, como Atalaia, Coqueiro e Peito de Moça, alertando banhistas e comerciantes sobre a presença dos animais, que foram avistados tanto no mar quanto na areia.
A técnica de enfermagem Jaquelline Soares, do Samu, utilizou as redes sociais para reforçar o alerta. “Estamos com um número grande de atendimentos de queimaduras por águas-vivas do tipo Caravela Portuguesa”, disse ela, recomendando que banhistas, especialmente crianças, evitem o banho de mar durante esse período. Clique AQUI para ver a reportagem. (Foto: PixaBay; Fonte: G1)