A Capela de Nossa Senhora da Piedade foi alvo de vandalismo praticado por um indivíduo que aparenta ser adepto da teoria da “Terra plana”.
O ato de intolerância religiosa ocorreu no sábado (29), porém a informação só veio a público ontem (3). Situada na área rural de Araras (SP), este é o segundo incidente desse tipo registrado na cidade.
O agressor iniciou os atos de vandalismo nas paredes externas da capela, onde escreveu frases em defesa da “Terra plana”. Uma situação semelhante ocorreu em 7 de março, quando várias fachadas de prédios na cidade foram vandalizadas.
O criminoso utilizou um maçarico para danificar a porta e ter acesso à capela, onde jogou as imagens dos santos no chão, realizou pichações nas paredes e questionou a relevância das imagens sagradas.
Em um comunicado divulgado na segunda-feira (1), a Diocese de Limeira condenou veementemente o ato de intolerância religiosa e enfatizou a importância de promover a paz, respeitar as manifestações religiosas e amar ao próximo. Uma parte da declaração diz: “Que a bandeira da paz, do respeito às diferentes crenças religiosas e do amor ao próximo seja o símbolo que todos nós defendemos”.
Um representante local registrou um boletim de ocorrência e a Polícia Civil de Araras informou que está investigando os crimes de pichação em monumentos urbanos, danos ao patrimônio e ultraje a culto. Até o momento, nenhum suspeito foi identificado.