A cantora Bebel Gilberto protagonizou uma cena lamentável em seu show na Califórnia, nos Estados Unidos, na última terça-feira (19). Ela, que é filha do também cantor João Gilberto e sobrinha de Chico Buarque, recebe uma bandeira do Brasil de uma pessoa da plateia, joga o símbolo brasileiro no chão e começa a pisar em cima.
“Desculpe fazer isso. Mas… [acham que] eu estou feliz de ser brasileira ou não?”, diz, em inglês. Ouvem-se alguns “Yes” e “No”, além de assovios e berros vindos do público. Bebel então emenda cantando “Bananeira” e não fala mais no assunto.
O vídeo foi compartilhado por Mario Frias, ex-secretário de Cultura do presidente Jair Bolsonaro. Na legenda, ele escreve: “Esta é Bebel Gilberto, filha do compositor João Gilberto, sobrinha de Chico Buarque. Vejam o q ela fez com a bandeira do Brasil recebida de um expectador (sic) em San Francisco (…). Essa gente não sente nada pelo Brasil. Gostam apenas de se beneficiar do que o povo pode lhes proporcionar.”
Esta é Bebel Gilberto, filha do compositor João Gilberto, sobrinha de Chico Buarque. Vejam o q ela fez com a bandeira do Brasil recebida de um expectador em San Francisco.
Essa gente não sente nada pelo Brasil. Gostam apenas de se beneficiar do que o povo pode lhes proporcionar pic.twitter.com/MlhcDSZt9g
— MarioFrias (@mfriasoficial) July 23, 2022
O ex-secretário seguiu repudiando o gesto grosseiro da cantora: “Alguém que não tem amor pela própria Pátria e rechaça o maior símbolo de patriotismo de uma nação, não é digno de se dizer brasileira. Essa classe arrogante e soberba, que durante muitos anos foi tratada com respeito e admiração pelos brasileiros, hoje são desprezados. Os brasileiros desprezam certos “artistas” que só pensam em si e em suas contas gordas. Depois vem juíza dizer q a bandeira se tornou símbolo de um lado político. Não, a bandeira do Brasil é dos brasileiros, só que alguns fazem questão de expressar o quanto odeiam o próprio país”, finalizou o pré-candidato a deputado federal por São Paulo.