O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, comunicou nesta segunda-feira (6) que renunciará ao cargo de premiê e à liderança do Partido Liberal, em meio a uma grave crise de popularidade e conflitos internos dentro de sua gestão.
Apesar do anúncio, Trudeau permanecerá interinamente como chefe do governo e líder do partido até que os Liberais concluam um processo eleitoral interno para definir seu sucessor, que assumirá a liderança do país.
“Como vocês sabem, eu sou um lutador. Todos os ossos do meu corpo sempre me disse para eu lutar porque eu me importo profundamente pelos canadenses e por este país”, declarou Trudeau em pronunciamento oficial.
Ele também destacou os desafios enfrentados pelo governo, citando a estagnação das atividades parlamentares: “Apesar dos nossos esforços, o Parlamento está paralisado a meses, o que tem sido a maior sessão de um Parlamento [governado] pela minoria na história do país”.
Trudeau anunciou ainda a interrupção da sessão do Parlamento até 24 de março, uma medida que suspende os trabalhos legislativos em andamento, mas não dissolve a Casa. Veja trecho abaixo!
O primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, faz pronunciamento, com lágrimas nos olhos, anunciando a sua renúncia ao cargo. 🇨🇦🇧🇷
Qual é a sua opinião sobre isso? 😮 pic.twitter.com/gDWHDoz8lq
— Tradutor de Direita (@TradutordoBR) January 6, 2025
Pressões internas e externas
Nos últimos meses, Trudeau vinha lidando com pressões tanto internas quanto externas. Dentro do Partido Liberal, o descontentamento cresceu diante da perda de assentos no Parlamento e das pesquisas que indicam uma provável derrota para os Conservadores nas próximas eleições, previstas para ocorrer até outubro.
Externamente, sua popularidade tem sido fortemente abalada, dificultando a manutenção de uma base sólida no Parlamento, que opera sob um governo de minoria.
Ao justificar sua decisão, Trudeau afirmou: “Este país merece uma escolha verdadeira na próxima eleição, e ficou claro para mim que se eu tiver que lutar batalhas internas, não posso ser a melhor opção nessa eleição”.
O processo de escolha do novo líder do Partido Liberal, e consequentemente do próximo primeiro-ministro, já está em curso, marcando o início de uma transição em um momento crítico para o Canadá. E mais: Justiça Militar envia ao STF investigação contra coronéis. Clique AQUI para ver. (Fonte: Folha de SP)