A campanha do presidente Jair Bolsonaro recebeu R$ 4,9 milhões por meio do Pix até o último sábado (17). O alto valor foi atingido após campanhas pelas redes sociais para que os eleitores doem R$ 1 ou mais por CPF. As informações são do portal Poder360.
O engajamento, por ironia, acabou até trazendo alguns problemas para o Partido Liberal, que teve dificuldades para repassar, registrar e divulgar os valores no sistema do Tribunal Superior Eleitoral por causa do número elevado de transações; foram mais de 200 mil PIX realizados para a campanha. Esse alto número das pequenas doações travou o sistema do Banco do Brasil.
A equipe jurídica do partido precisou listar todas as doações a partir de uma ferramenta própria. Só depois, já com todos os dados listados, somente ontem (20) o TSE encontrou uma forma de receber e lançar as centenas de milhares de declarações no sistema. Integrantes da campanha esperam a completa normalização, ou seja, o processamento e a divulgação de todas as informações na plataforma pública do TSE, em 3 ou 4 dias.
Com a repercussão da campanha orgânica, coordenador da campanha do presidente, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), postou em suas redes sociais o pedido de doações de pequenas quantidades para a candidatura de Bolsonaro em 13 de setembro.
E veja também: Roberto Jefferson aciona Superior Tribunal Militar contra presidente Bolsonaro. Clique AQUI para ver.