O Conselho de Ética da Câmara decidiu arquivar nesta quarta-feira (5), por 12 votos a 5, um processo disciplinar aberto contra o deputado André Janones (Avante-MG) por denúncias de um esquema de desvio de recursos públicos do gabinete parlamentar — a chamada “rachadinha”.
Após a votação, Janones e deputados de oposição trocaram empurrões. O parlamentar aliado de Lula (PT), então, precisou sair escoltado pela Polícia Legislativa até a saída do plenário.
Janones era alvo de uma denúncia, apresentada pelo PL, que pedia a sua cassação por quebra de decoro parlamentar. No documento que deu origem ao processo, aberto em dezembro passado, a sigla afirma que a prática atribuída ao deputado era “repulsiva” e “eticamente deplorável”
A representação faz referência a uma mensagem de áudio, divulgada pela imprensa no último ano, na qual o deputado mineiro diz a assessores que parte deles teria que devolver uma quantia do salário para abater um prejuízo na campanha eleitoral de 2016.
A sessão foi marcada por confusões entre parlamentares governistas e de oposição. A decisão de encerrar o caso no órgão seguiu o parecer do relator, deputado Guilherme Boulos (Psol-SP), que já havia sido muito criticado por membros de siglas da oposição.
Em seu parecer, Boulos alegou que o caso não deveria prosseguir por tratar de “fatos ocorridos antes do início do mandato” de André Janones. Na argumentação, utilizou um caso antigo do Conselho de Ética que envolvia o então deputado e hoje ministro-chefe da Casa Civil, petista Rui Costa (PT-BA). Veja abaixo!
Conselho de Ética aprova relatório de Guilherme Boulos e livra Janones de cassação por rachadinha.
Relator do caso, deputado do PSOL argumentou que denúncia trata de fatos ocorridos antes da atual legislatura.
“Não pode ter dois pesos e duas medidas”, afirmou Boulos citando… pic.twitter.com/y7nuslwgDX
— Metrópoles (@Metropoles) June 5, 2024
Nikolas Ferreira (PL-MG)
Um dos momentos mais marcantes da sessão de hoje (5) foi a fala contundente do deputado Nikolas. Ele e Janones se sentaram afastados pela distância de apenas uma fileira de cadeiras, e o deputado aliado de Lula chegou a se virar para o oponente durante a fala de Nikolas, que não se intimidou. Assista abaixo!
Agora Janones ouviu na cara – literalmente. pic.twitter.com/bqxar1ie9g
— Nikolas Ferreira (@nikolas_dm) June 5, 2024
Confusão após votação
Após o arquivamento do processo, parlamentares de oposição se dirigiram em direção a Janones aos gritos de “rachador” e “covarde”.
Na saída, Janones partiu para cima de Nikolas Ferreira (PL-MG) e Zé Trovão (PL-SC). Os parlamentares trocaram empurrões e insultos. (veja abaixo)
Janones e Nikolas desafiaram um ao outro a participar de briga fora das dependências da Câmara. Em meio à confusão, a Polícia Legislativa da Casa precisou intervir. André Janones teve deixar o plenário do colegiado escoltado. (Foto: reprodução vídeo; Fonte: G1)
➡️Janones e Nikolas quase saem no tapa na Câmara
Janones e Nikolas trocaram ofensas e quase foram às vias de fato nos bastidores da Câmara
Leia: https://t.co/N2da4ecJWo pic.twitter.com/KjT6vQegzF
— Metrópoles (@Metropoles) June 5, 2024