O preço da picanha, símbolo de promessa de campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ficou “muito mais alto” para 33,2% dos brasileiros desde o início de seu governo, segundo levantamento divulgado pelo Instituto Paraná Pesquisas nessa segunda-feira (30).
Outros 16,8% avaliam que o valor subiu “um pouco mais”. Para 21,7%, o preço permanece igual ao do governo anterior, de Jair Bolsonaro (PL).
Por outro lado, apenas 14,1% dos entrevistados acreditam que a picanha está “um pouco mais barata” e 3,8% dizem que o valor está “muito mais baixo” do que antes. Outros 10,5% não souberam ou não quiseram responder.
A pesquisa, feita entre os dias 18 e 22 de junho, ouviu 2.020 pessoas em 26 estados e no Distrito Federal. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.
Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o corte de carne bovina acumula uma inflação de 15,6% nos últimos 12 meses, o que confirma a percepção da maioria dos consumidores sobre o encarecimento do produto.
O levantamento também aponta que, no geral, 71,4% dos brasileiros notaram aumento nos preços dos produtos de supermercado desde janeiro de 2023, quando Lula iniciou seu terceiro mandato. Apenas 17,2% dizem que os preços se mantiveram, enquanto 9,4% percebem queda. Outros 2,1% não souberam responder. (Foto: PixaBay; Fonte: CNN)
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