Uma pesquisa conduzida pela Quaest revela que 41% dos brasileiros expressam o desejo de emigrar para outro país devido à intensa polarização política no Brasil. O estudo intitulado “O que esperar do Brasil?”, obtido pela CNN, examina, com base em dados coletados até junho deste ano, como a polarização divide famílias, afeta empresas e coloca desafios ao futuro do país.
De acordo com a pesquisa, os brasileiros saíram das eleições do ano passado “afetivamente polarizados” e “socialmente calcificados”. Houve um aumento significativo no índice de “polarização afetiva”, que aborda o afeto dos eleitores em relação aos candidatos adversários aos seus, neste caso, Lula (PT) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
A pesquisa indicou que a distância de amor/ódio para com os candidatos aumentou muito depois de 2018. A polarização se traduz em uma maior distância entre os eleitores de candidatos opostos em termos de valores, ideias e visões políticas. A calcificação representa uma menor disposição para abandonar um partido, romper com o presidente do partido ou até mesmo votar no partido oposto. Isso implica em menos probabilidade de eventos novos ou dramáticos alterarem as escolhas das pessoas nas urnas.
Consequentemente, o último processo eleitoral e o endurecimento subsequente levaram os eleitores a se transformarem em “torcedores apaixonados”, independentemente de a partida política estar em andamento ou já ter terminado. Essas identidades políticas em uma sociedade altamente polarizada, conforme aponta a pesquisa, influenciarão o comportamento político e cotidiano dos brasileiros.
Outros dados do estudo revelam que 41% dos brasileiros deixariam o país se tivessem a oportunidade, um aumento em relação aos 29% de dezembro de 2021 e aos 37% de dezembro do ano passado.
Além disso, 35% dos brasileiros preferem assistir a um canal de TV que apresente opiniões com as quais concordam, enquanto 32% desaprovariam um casamento do filho com alguém que votou de maneira diferente.
A pesquisa também indica que 25% dos brasileiros considerariam mudar o filho de escola se a instituição tivesse a maioria de pais que apoiou um candidato adversário.
Além disso, 23% afirmaram que deixariam de ouvir música de um artista que apoiou um adversário, 19% deixariam de comprar produtos de uma marca que apoiou um adversário, e 10% considerariam mudar de igreja se o padre ou pastor apoiasse um adversário. Abaixo, mais dados da pesquisa.
Quaest: Conhece alguém que rompeu relações por causa de política?
• Sim: 54%
• Não: 45%
• Não sabe/não responde: 1%
Quaest: Você se sente mal por ter rompido relações por causa de política?
• Sim: 25%
• Não: 75%
• Não sabe/não responde: 1%
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