Os ovos de Páscoa, símbolo clássico da celebração, estão cada vez mais distantes da realidade de muitos brasileiros. Um levantamento feito pelo Serasa revelou que 38% dos consumidores não pretendem comprar chocolates ou produtos típicos neste feriado. O motivo principal é a dificuldade financeira, agravada pela priorização de despesas essenciais.
De acordo com a pesquisa, 26% dos brasileiros têm focado seus gastos em itens básicos como aluguel, contas domésticas e alimentação. Além disso, 11,8% apontam o desemprego ou a falta de renda como barreira para celebrar a data com os tradicionais ovos de chocolate.
Entre os que decidiram não comprar os produtos, 14,4% alegam simplesmente não ter condições financeiras, 11,7% consideram os preços muito elevados e 10,4% indicam outras prioridades no orçamento.
A dificuldade para manter a tradição pascal, no entanto, não é novidade: 73% dos entrevistados afirmaram já ter deixado de comprar ovos e chocolates em outros anos por motivos financeiros. Por outro lado, entre os que vão às compras, 43,3% pretendem gastar até R$ 150, sendo que 18% dizem que esse valor é maior do que o desembolsado na Páscoa passada.
Em relação à forma de pagamento, 20% dos consumidores afirmaram que aproveitam condições facilitadas, como parcelamento sem juros, para realizar as compras.
A pesquisa do Serasa também revelou um aspecto positivo: 13% dos entrevistados enxergam na Páscoa uma oportunidade de gerar renda extra, especialmente com a venda de ovos, trufas e bombons caseiros. Entre eles, 3,3% disseram que decidiram empreender por necessidade, enquanto 2,9% pretendem utilizar o dinheiro obtido para quitar dívidas. E mais: Justiça decide que militares não podem acumular dois adicionais. Clique AQUI para ver. (Foto: FreePik; Fonte: CNN)