A jornalista brasileira Andressa Collet, natural de Erechim, no Rio Grande do Sul, foi a responsável por conduzir a leitura da Oração Universal na cerimônia de abertura do Conclave, realizada nesta quarta-feira (7), no Vaticano.
Vivendo há mais de dez anos em Roma, Andressa se destacou por sua atuação na cobertura de temas religiosos e colabora atualmente com o Vatican News, veículo oficial de comunicação da Santa Sé.
Durante o período da pandemia, seu trabalho ganhou projeção ao relatar a experiência do confinamento na capital italiana para meios de comunicação brasileiros, aproximando o público do cotidiano romano sob lockdown.
Casada e mãe de dois filhos, ela utiliza as redes sociais para compartilhar momentos da vida no Vaticano e reflexões espirituais, construindo uma ponte entre informação e fé.
Em 2024, Andressa teve a oportunidade de participar de um encontro reservado com o Papa Francisco, ao lado de outros brasileiros. Na ocasião, levou a bandeira do Brasil e reviveu lembranças emocionantes com o pontífice.
“Foi um Papa como um pai, que acolheu, que abraçou. Ele abençoou meu filho Leonardo, quando tinha um ano, e depois o meu filho Lorenzo, ainda na minha barriga”, contou ela ao portal G1. (Foto: Vaticano; Fonte: Exame)
A jornalista brasileira Andressa Collet foi escolhida para ler a Oração Universal na missa que marcou o início do conclave no Vaticano, nesta quarta-feira (07).
Gaúcha de Erechim e radicada em Roma, Andressa atua no Vatican News e é especializada na cobertura religiosa. Com… pic.twitter.com/EcfEssRvII
— Jovem Pan News (@JovemPanNews) May 7, 2025