Lula define representante oficial do Brasil na posse de Trump

direitaonline



A cerimônia de posse de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos contará com a presença da embaixadora do Brasil em Washington, Maria Luiza Viotti, na próxima segunda-feira (20).

Segundo uma publicação da Folha de SP, a diplomata recebeu um convite do Departamento de Estado e já confirmou sua participação.



Ao contrário do que acontece em algumas nações, incluindo o Brasil, onde chefes de Estado e de governo geralmente são convidados para cerimônias de posse, nos Estados Unidos é raro tal prática.

No entanto, Trump rompeu com essa tradição ao convidar líderes com quem compartilha afinidades ideológicas, como o presidente argentino Javier Milei e a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni. A Folha de SP também reportou que o presidente Lula não foi incluído na lista de convidados.



Em outra frente, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) revelou ter sido convidado por Trump para a posse e pediu a liberação de seu passaporte, que está sob custódia judicial devido a investigações em curso. O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), solicitou no último sábado (11) que Bolsonaro envie “documentos oficiais” para comprovar o convite recebido.



Segundo a petição de Moraes, o convite que estava no pedido foi enviado ao e-mail do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente, por um endereço eletrônico não identificado, “sem qualquer horário ou programação do evento a ser realizado”. Após a apresentação da documentação comprobatória, o caso será analisado pela PGR (Procuradoria-Geral da República). E mais: Meta responde à AGU sobre mudanças anunciadas por Mark Zukerberg. Clique AQUI para ver. (Foto: reprodução redes sociais; Fonte: Folha de SP)



Gostou? Compartilhe!
Next Post

Aluguel residencial sobe 13,5% em 2024

O preço médio do aluguel residencial no Brasil subiu 13,5% em 2024, conforme dados do índice FipeZap divulgados nesta terça-feira (14). Embora o percentual seja expressivo, ele representa uma desaceleração em relação às altas de 16,55% registradas em 2022 e de 16,16% em 2023. No acumulado dos últimos três anos, […]