Brasil fica nas últimas posições em ranking que avalia leitura básica de crianças

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Dados da avaliação global Pirls (sigla em inglês de Progress in International Reading Literacy Study) divulgados ontem (16) mostram o Brasil nas últimas posições do ranking que avalia a capacidade de leitura básica de crianças do 4º ano.

O estudo foi realizado em 65 países e regiões do mundo pela Associação Internacional para Avaliação do Desempenho Educacional (IEA), responsável por avaliar habilidades de leitura dos estudantes matriculados no 4º ano de escolarização.

Os técnicos entendem que nessa fase da trajetória escolar, o aluno, normalmente, já aprendeu a ler e essa leitura é um instrumento para novos aprendizados.

Enquanto, no Brasil, 38% dos estudantes não dominam a leitura, em outros 21 países esse percentual não passa de 5%. Dentre eles, Irlanda (2%), Finlândia (4%), Inglaterra (3%), Singapura (3%) e Espanha (5%).

O relatório mostra ainda que cerca de 24% dos alunos brasileiros dominam apenas as habilidades básicas de leitura.
Somente 13% dos avaliados no país podem ser considerados proficientes em compreensão da leitura no 4º ano de escolarização, pois alcançaram nível alto ou avançado desta habilidade.

Assim, o Brasil ficou à frente somente de cinco países: Irã, Jordânia, Egito, Marrocos e África do Sul, em um ranking que avaliou em 57 países. Confira abaixo a lista completa.

 

 

Já com relação a textos informativos, podem localizar, recuperar e reproduzir informações explícitas, além de fazer inferências simples e diretas para fornecer uma razão para um resultado. 75% dos estudantes brasileiros estão atrás da média de Israel, por exemplo.

O Pirls é reconhecido como um exame de referência internacional para avaliar a leitura no 4º ano do ensino fundamental, considerado um importante ponto de transição no desenvolvimento acadêmico dos alunos como leitores.

Em nota divulgada nesta terça-feira, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) detalhou que mais de 4.900 alunos do 4º ano do ensino fundamental brasileiro foram avaliados em 187 escolas públicas e privadas.

A pontuação média alcançada pelos estudantes brasileiros (419) se localiza no Nível Baixo da escala pedagógica de proficiência do exame, detalha o Inep. A escala aponta o nível avançado para pontuação acima de 625, alto para valores acima de 550, intermediário para notas acima de 475 e baixo, a partir de 400, faixa em que o Brasil se encontra.


Fontes: Agência Brasil; Estadão
Foto: Pixa Bay

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