A Casa da Moeda do Brasil realizou uma série de envios de papel-moeda à Argentina este ano, cumprindo contratos de fornecimento do material base ao governo do país vizinho, num momento em que sua inflação beira os 60% ao ano, a maior das últimas três décadas. As informações são do portal AEROIN, especializado em aviação e com audiência de cerca de 7 milhões de visitas por mês.
“Como mostram documentos vistos pelo AEROIN, para cumprir tal missão, a estatal brasileira utiliza-se da capacidade de carga de 25 toneladas de aeronaves Boeing 727 arrendadas para o serviço [a pedido da Casa da Moeda, o nome da empresa aérea que realiza os voos foi removido]”, informa a reportagem.
Ainda de acordo com o portal, de fevereiro até agora, já houve cerca de uma dezena de voos ligando o Rio de Janeiro à capital argentina transportando toneladas de papel-moeda.
Embora não haja informação oficial, o AEROIN presume que a Argentina não esteja dando conta de emitir seu próprio dinheiro com a desvalorização da moeda, sendo, portanto socorrida pelo Brasil nessa tarefa. “Uma consulta aos sites do governo brasileiro revela que há contratos firmados entre os países para a emissão de papel-moeda”, diz o portal.
E veja também: Combatentes exibem bandeira brasileira capturada de soldado morto. Clique aqui para ver.