O Brasil foi classificado como o melhor país da América Latina para a elaboração de parcerias público-privadas (PPP), segundo o relatório da Infrascope 2021-2022. O estudo foi divulgado hoje (13) pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pela revista The Economist.
Os 26 países do continente foram divididos em quatro grupos: Maduro, Desenvolvido, Emergente e Nascente. Nenhuma nação obteve classificação “Maduro”. Já dentre os classificados como “Desenvolvidos” ficaram Brasil, Chile, Colômbia, Panamá, Uruguai, Peru e Costa Rica. E dentre esses, o Brasil foi o que teve melhor nota geral, atingindo pontuação 76.
A PPP representa uma forma de o poder público conceder um serviço à iniciativa privada. O particular faz investimentos e executa um serviço para o poder público, sendo pago de duas formas: integralmente pelo Estado (sem ônus para o cidadão) ou pago parcialmente pelo Estado e parcialmente pelo usuário do serviço, mediante tarifa.
Em relação ao Brasil, o relatório destacou que o país tem “um dos mercados de PPP mais ativos na América Latina”, concentrando mais de 40% dos investimentos da região em parcerias público-privadas entre 2011 e 2020. De 2010 a 2019, o relatório ressaltou que as PPP representaram 25% do gasto total em infraestrutura no país. O destaque vai para o setor de energia, que concentrou 77% do valor investido em PPP de 2018 a 2020.
Comemorou
Ex-chefe da secretaria de Parcerias Publico Privadas do governo Bolsonaro, Martha Seiller comemorou o resultado divulgado hoje. Ela deixou o cargo em maio deste ano após 3 anos de trabalho ao lado do ministro Paulo Guedes.
“Divulgado o relatório 21-22 INFRASCOPE q analisa a evolução de PPPs na América Latina e Caribe. O 🇧🇷 está em 1o lugar🥇no ranking! Fruto da prioridade dada pelo presidente Jair Bolsonaro e Ministro Paulo Guedes e do trabalho incansável do PPI e Ministérios, agências e bancos envolvidos!”, disse ela em seu Twitter.
Divulgado o relatório 21-22 INFRASCOPE q analisa a evolução de PPPs na América Latina e Caribe. O 🇧🇷 está em 1o lugar🥇no ranking! Fruto da prioridade dada pelo Pr @jairbolsonaro e Min. Guedes e do trabalho incansável do PPI e Ministérios, agências e bancos envolvidos!🇧🇷🚀 pic.twitter.com/eZ72LbcLK8
— Martha Seillier (@MarthaSeillier) July 13, 2022
Sobre o Infrascope
O índice Infrascope é uma ferramenta de benchmarking que avalia a capacidade dos países de implementar parcerias público-privadas (PPPs) sustentáveis e eficientes nos principais setores de infraestrutura, principalmente transporte, energia, água e saneamento, gestão de resíduos sólidos e infraestrutura social. O objetivo é ajudar os formuladores de políticas a identificar os desafios à participação do setor privado na infraestrutura que, se superados, podem liberar o poder das PPPs e apoiar a agenda de desenvolvimento mais ampla. Clique aqui para acessar o relatório.