O presidente Jair Bolsonaro (PL) recebeu o apoio dos prefeitos de Manaus, David Almeida (Avante), e de Sorocaba (SP), Rodrigo Manga (Republicanos), neste segundo turno, contra Lula. O anúncio foi feito hoje (10) no Palácio da Alvorada.
O prefeito de Manaus afirmou que não há conflito entre o apoio dele a Bolsonaro e a posição do Avante em firmar aliança com Lula de forma nacional. “Eu já caminho com o presidente Bolsonaro desde 2015. Eu comungo dos pensamentos dele, eu sou cristão evangélico desde que nasci e defendo todos os princípios. O Avante caminha de um lado diferente, mas eu tenho a minha autonomia dentro do partido”, afirmou Almeida.
Sobre a divergência em dado momento com o governo federal por conta da redução do IPI, Almeida explicou: “O que eu estava divergindo era em questão da Zona Franca e eu obtive todas as respostas necessárias”, justificou. Ao ser questionado se houve um compromisso em não alterar o IPI para manter os incentivos da Zona Franca, Bolsonaro afirmou: “Está tudo resolvido, sem problemas”.
Apoio pesado de prefeitos
Na semana passada, o presidente recebeu o apoio do prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (PL). Ele deixou o PSB e assinou a filiação ao PL, mesmo partido do chefe do Executivo. Em Minas Gerais, aproximadamente 600 prefeitos seguiram Romeu Zema (Novo) e anunciaram apoio ao presidente, disse Marcos Vinicius Bizarro (PSDB), prefeito de Coronel Fabriciano (MG) e presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM).