O ex-presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quinta-feira que realizou de forma legal uma transferência de R$ 800 mil para os Estados Unidos em dezembro de 2022, antes do término de seu mandato. A Polícia Federal está investigando a transação para determinar se foi feita como precaução contra uma eventual persecução penal.
Bolsonaro explicou que o valor foi transferido de sua conta poupança no Banco do Brasil para o ‘BB Americas’, ressaltando que o dinheiro permaneceu em um banco brasileiro. Ele enviou um vídeo a canais de apoiadores para esclarecer a situação.
A PF alega que Bolsonaro enviou o dinheiro para os EUA como medida de precaução em caso de instabilidade econômica durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva. No vídeo, Bolsonaro rebate essa alegação, afirmando que os EUA são um país democrático que respeita tratados e que os recursos seriam imediatamente bloqueados em caso de golpe. Assista abaixo!
– Segundo a PF Bolsonaro enviou R$ 800 mil para os EUA a espera do golpe.
– Ditadores e golpistas enviam dinheiro para paraísos fiscais e não para bancos, como o Banco do Brasil nos Estados Unidos.
– Lamentável mais uma fakenews com vazamento orquestrado na tentativa de me… pic.twitter.com/NRjPoMu7lL
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) February 16, 2024