No dia 8 de fevereiro, a Polícia Federal do Brasil confiscou o passaporte do ex-presidente Jair Bolsonaro e deteve dois de seus ex-assessores sob acusações de ‘planejamento de golpe de estado’.
Quatro dias depois, Bolsonaro foi visto na Embaixada da Hungria no Brasil, conforme imagens das câmeras de segurança obtidas pelo The New York Times. Clique AQUI para ver a reportagem no jornal norte-americano. A mídia brasileira também repercute a informação do jornal americano nesta segunda-feira (25).
No que foi relatado pelo NYT, o ex-presidente permaneceu na embaixada durante os dois dias seguintes, acompanhado por dois seguranças e na presença do embaixador húngaro e membros da equipe diplomática.
Segundo o jornal O Globo, Bolsonaro estaria protegido contra prisões em uma embaixada estrangeira, pois o local está legalmente fora do alcance das autoridades nacionais, o que pode explicar sua permanência no local.
Além disso, de acordo com o NYT, a permanência na embaixada pode estar relacionada à amizade de Bolsonaro com o primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orban, em uma possível tentativa de evitar a detenção no Brasil.
O New York Times analisou imagens de três dias de quatro câmeras na embaixada da Hungria, confirmando a chegada de Bolsonaro na noite de segunda-feira, 12 de fevereiro, e sua partida na tarde de quarta-feira, 14 de fevereiro.
O jornal verificou as imagens comparando-as com outras da embaixada, incluindo imagens de satélite que mostravam o carro em que Bolsonaro chegou estacionado na garagem em 13 de fevereiro. Assista abaixo!
Gravações reveladas pelo ‘The New York Times’ mostram que Jair Bolsonaro esteve na embaixada da Hungria em Brasília por dois dias. Ele não negou. https://t.co/vbG6OXLYZp pic.twitter.com/Tc870Jrqsv
— O Antagonista (@o_antagonista) March 25, 2024
Em posicionamento ao jornalista Igor Gadelha, do portal Metrópoles, o ex-presidente confirmou que esteve no local, mas não confirmou sobre o motivo para passar os dois dias no local. “Não vou negar que estive na embaixada, sim. Não vou falar onde mais estive. Mantenho um círculo de amizade com alguns chefes de Estado pelo mundo. Estão preocupados. Eu converso com eles assuntos do interesse do nosso país. E ponto-final. O resto é especulação”, afirmou à Bolsonaro à coluna. E mais: Pastor Malafaia reage de forma enérgica a reportagem de ‘O Globo’. Clique AQUI para ver. (Foto: reprodução vídeo; Fontes: NYT; O Globo; Metrópoles)
A matéria do NYT acusando o ex-presidente Bolsonaro de buscar refúgio na embaixada da Hungria foi escrita pelos mais extremistas militantes de redação, uma galera que faz tipos como Míriam Leitão parecerem isentos.
Lendo a matéria, identifiquei um erro crasso: haveria um mandado… pic.twitter.com/qVRqQ73PUh
— Leandro Ruschel 🇧🇷🇺🇸🇮🇹🇩🇪 (@leandroruschel) March 25, 2024