Bolsonaro lidera cenários para 2026 e é único que derrotaria Lula no 2º turno

direitaonline

De acordo com nova sondagem do instituto Paraná Pesquisas, divulgada nesta terça-feira (22), Jair Bolsonaro (PL) aparece na dianteira da disputa presidencial de 2026 em todos os cenários em que é incluído.

Apesar de estar com os direitos políticos suspensos por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ex-presidente se destaca como o único candidato do campo conservador com força suficiente para vencer Luiz Inácio Lula da Silva (PT), tanto em um eventual primeiro turno quanto, com ainda mais folga, em uma segunda rodada.

Na pesquisa estimulada com seis concorrentes, Bolsonaro soma 38,5% das intenções de voto, superando Lula, que aparece com 33,3%. Ciro Gomes (PDT) figura em terceiro lugar, com 9,7%, e os demais candidatos da chamada terceira via surgem com percentuais inferiores.

Em uma simulação de segundo turno, a vantagem de Bolsonaro aumenta: ele teria 44,4% contra 38,8% do atual presidente. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Embora esteja na liderança, Bolsonaro permanece fora da disputa eleitoral até 2030, após ter sido condenado pelo TSE em 2023 por “abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação”. Ele também responde a processo no Supremo Tribunal Federal (STF) sob acusação de envolvimento em tentativa de golpe.

O levantamento também analisou cenários com possíveis candidatos da direita que poderiam substituir o ex-presidente na corrida. No caso de Michelle Bolsonaro (PL), a ex-primeira-dama alcança 31,7% das intenções de voto e empata tecnicamente com Lula, que aparece com 33,7%.

Outro nome testado foi o do governador paulista Tarcísio de Freitas (Republicanos), que obteve 27,3% e ficou atrás do petista, que marcou 34,0%. Já o governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), teve desempenho mais modesto, com 16,2%, frente aos mesmos 33,3% de Lula.

Em eventuais segundos turnos, apenas Bolsonaro venceria Lula fora da margem de erro. Os demais enfrentariam o petista em cenários indefinidos:

Lula x Michelle Bolsonaro: 42,0% x 41,4%
Lula x Tarcísio de Freitas: 41,2% x 40,3%

O levantamento foi realizado entre os dias 16 e 19 de abril de 2025, com 2.020 entrevistas presenciais em 160 cidades distribuídas pelos 26 estados e o Distrito Federal. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, e o grau de confiança é de 95%. E mais: TCU alerta governo Lula e diz que medidas podem causar inflação e fuga de investidores. Clique AQUI para ver. (Foto: Band; Fonte: InfoMoney)

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Governo Lula III aciona STF mais do que qualquer outro desde 2003, revela Estadão

Uma reportagem exclusiva publicada pelo jornal ‘O Estado de S. Paulo’ revelou que o terceiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é o mais ativo, desde 2003, em ações movidas no Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar reverter medidas contrárias aos interesses do Executivo federal. Conforme o Estadão, […]