O presidente Jair Bolsonaro ironizou, nessa quinta-feira (15), a notícia de quem uma juíza no Rio Grande do Sul classificou como “propaganda eleitoral” o uso da bandeira do Brasil em determinados locais no período eleitoral.
Em suas redes sociais, o presidente postou a imagem simulando uma notícia com uma decisão ainda mais absurda: “Juiz quer proibir que pessoas tomem água no período eleitoral”. O complemento da “notícia-de-humor” ainda diz que “Segundo o juiz Esquerdino Psolisto Petestino, á agua tornou-se símbolo da extrema direita e pode configura propaganda eleitoral”. O “autor” da reportagem falsa com ironia seria Joaquino Teixeira, um perfil de humor bastante conhecido nas redes sociais. A foto usada para ilustrar o texto é de Bolsonaro com um copo de água.
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) July 15, 2022
Bolsonaro ainda completou: “Se bem que a água está virando símbolo de nosso trabalho mesmo, já que está finalmente chegando nos lugares mais distantes do sertão nordestino com a conclusão das obras da Transposição do Rio São Francisco, que deveriam ter sido finalizadas há mais de uma década”.
Entenda
A juíza Ana Lúcia Todeschini Martinez, titular do Cartório Eleitoral de Santo Antônio das Missões e Garruchos, no Rio Grande do Sul, afirmou que o uso da bandeira nacional do Brasil em determinadas situações vai configurar propaganda eleitoral. A declaração foi feita para a rádio Fronteira Missões e divulgada pela coluna Radar da revista Veja. Clique AQUI para ler.