O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deixou, na tarde deste sábado (12), o hospital Rio Grande, em Natal (RN), rumo à capital federal. A transferência ocorreu em uma aeronave equipada com UTI aérea, que decolou por volta das 18h50 do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante.
Bolsonaro havia sido internado na sexta-feira (11), após sentir-se mal durante um encontro do Partido Liberal no estado. No sábado pela manhã, relatou fortes dores e uma “forte distensão abdominal”, sinalizando a possibilidade de nova cirurgia. A escolha pela transferência foi feita em conjunto com familiares e seu médico de confiança, com o objetivo de mantê-lo mais próximo da família.
Apesar do desconforto abdominal, o ex-mandatário apresentou evolução no quadro clínico. Segundo boletim divulgado pelos médicos, ele teve uma noite tranquila e chegou a dormir por mais de oito horas. Os profissionais também indicaram que o inchaço abdominal havia diminuído e que seu estado geral era estável.
Responsável pelo acompanhamento médico de Bolsonaro em São Paulo, o doutor Cláudio Birolini chegou a Natal na madrugada de sábado para avaliar pessoalmente a situação. Segundo ele, o problema atual está relacionado ao atentado sofrido pelo ex-presidente em 2018 e às múltiplas cirurgias que vieram em decorrência.
“Ficou claro que é um quadro de suboclusão intestinal, que respondeu positivamente às medidas terapêuticas adotadas. No momento, nós descartamos a necessidade de uma intervenção cirúrgica de emergência, no entanto o quadro que desencadeou tudo isso persiste, portanto ele deve ser avaliado periodicamente para reavaliação das condutas”, explicou Birolini.
De acordo com o senador Rogério Marinho (PL-RN), Bolsonaro será internado em Brasília, no hospital DF Star, onde dará continuidade ao tratamento. Inicialmente, os médicos avaliaram que havia condições para a transferência ainda na sexta-feira, mas optaram por mantê-lo hospitalizado em Natal até uma estabilização maior do quadro clínico.
– Saída Hospital Rio Grande.
– Natal/RN, 12 Abr 17h30.
– Jair Bolsonaro. pic.twitter.com/KsOKIT64CE— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) April 12, 2025
O ex-presidente Jair Bolsonaro deixou o hospital em Natal para ser transferido para outra unidade de saúde em Brasília. De acordo com o boletim médico divulgado neste sábado (12), a decisão foi pessoal, para manter proximidade com os familiares. Uma UTI aérea levou o… pic.twitter.com/ceyvkgYF6F
— GloboNews (@GloboNews) April 12, 2025