A Polícia Federal convocou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para prestar depoimento acerca de uma alegada “importunação intencional” a uma baleia durante um passeio de jet ski em São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, nos dias 16 e 17 de junho de 2023. Embora pudesse ser ouvido por vídeo, Bolsonaro escolheu ir pessoalmente à PF na próxima quarta-feira (7/2)
Fabio Wajngarten, ex-assessor e advogado do ex-chefe do Executivo, também está agendado para ser ouvido em 7 de fevereiro de 2024, uma vez que participava do passeio. Nas redes sociais, ele expressou surpresa, afirmando que avistar animais marinhos no litoral norte de SP nunca havia “gerado notícia” ou “intimação processual” anteriormente. E destacou que, de acordo com sua perspectiva, “bastou o presidente Jair Bolsonaro visitar o litoral para que a perseguição política, jurídica e midiática viesse à tona”.
A pedido do Ibama, em 17 de novembro de 2023, o Ministério Público Federal anunciou que acompanharia o inquérito policial da PF. Na visão do órgão, o ex-presidente é suspeito de ser o condutor do veículo aquático. A procuradora responsável pelo caso, Marília Soares, declarou que o jet ski, “com motor ligado, chegou a aproximadamente a 15 metros” do animal que estava na superfície.
O ex-presidente , em entrevista ao canal no Youtube na revista Oeste, convidou a todos aqueles que puderem para comparecer à Polícia Federal em São Sebastião (SP), na quarta-feira (7), às 15h, para acompanhá-lo em seu depoimento sobre o ‘caso da baleia’. “Será um grande encontro nosso lá”. Assista a seguir!
Alô, São Sebastião e Região!
O Presidente @jairbolsonaro convida a todos, para um encontro em frente a Polícia Federal no próximo dia 07, às 15h em São Sebastião. Bolsonaro foi convocado pela PF para prestar esclarecimentos sobre o caso da baleia. pic.twitter.com/tnFP41MGe9
— Carla Zambelli (@Zambelli2210) February 1, 2024