Bolsonaro inicia processo para reconhecer a cidadania italiana, diz site especializado

direitaonline
(Roma – Itália, 29/10/2021) Chegada à Embaixada do Brasil na Itália.
Foto: José Dias/PR



O ex-presidente Jair Bolsonaro deu início a um processo legal no Tribunal de Veneza com o objetivo de solicitar o reconhecimento de sua cidadania italiana, em uma tentativa de contornar as longas filas enfrentadas no consulado italiano para ter o documento.

As informações foram divulgadas no último domingo (3) pelo ‘Italianismo’, um portal de notícias e entretenimento da comunidade ítalo-brasileira. Clique AQUI para acessar a reportagem.

O tempo de espera para obter a cidadania do país europeu via consulado da Itália no Brasil chega a dez ou 12 anos atualmente.

Também existe a possibilidade de reconhecer cidadania estando residente no país de seus antepassados, em um processo que pode passar de seis meses.

Bolsonaro, em princípio, deu entrada no formato ‘judicial’, em que aciona a Justiça do país italiano para requer a cidadania daquele país.

Direito de família
Uma das motivações para esse pedido de cidadania é a origem de um de seus bisavôs paternos, Vittorio Bolzonaro, natural de Anguillara Veneta, uma cidade no norte da Itália, na região do Vêneto.

Em 2021, essa mesma cidade concedeu a Bolsonaro a cidadania honorária. Além disso, seus avós maternos eram originários de Lucca, na Toscana.

A escolha do Tribunal de Veneza como local para iniciar o processo se deve a uma mudança na legislação italiana, que agora exige que o pedido de reconhecimento de cidadania italiana seja feito no tribunal da capital da região em que o antepassado italiano nasceu, conhecida como “capoluogo regionale”.

Vale ressaltar que o senador Flávio Bolsonaro e o deputado federal Eduardo Bolsonaro, dois dos filhos do ex-presidente, já haviam iniciado esse processo em 2019. Não há informações se por via de consulado ou também judicial.

A Herança Italiana de Bolsonaro
Jair Bolsonaro possui uma rica herança italiana do lado paterno, com sobrenomes como D’Agostin, Remo, Borin e Caliò, originários das regiões de Veneto, Toscana e Calábria.

Seu bisavô, Vittorio Bolzonaro, nasceu em Anguillara Veneta, em 12 de abril de 1878, e sua bisavó, Filomena Lodia D’Agostini, nasceu em Masi, na província de Pádua.

Em 25 de maio de 1888, Vittorio chegou ao Brasil com seus pais Angelo Bolzonaro e Francesca Remo, juntamente com seus irmãos Regina Giovanna e Tranquillo.

Do lado materno, Bolsonaro possui uma ascendência 100% italiana, com sobrenomes como Bonturi, Andreini, Pardini, Lenzi, Cavalletti e Vannucci.

Ambos os avós maternos de Bolsonaro, Guido Bonturi e Argentina Pardini, nasceram na cidade toscana de Lucca, em 1893 e 1892, respectivamente.

Com este passo em busca de sua cidadania italiana, Jair Bolsonaro reforça ainda mais os laços que o ligam à Itália e sua rica herança cultural e familiar no país europeu.


APOIO!
Pix: Você pode nos ajudar fazendo um PIX ?
Nossa chave de acesso é direitaonlineoficial@gmail.com | Banco Santander


Fonte: Italianismo
Foto: Palácio do Planalto

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Lula assina demarcação de mais duas terras indígenas na Amazônia

No’ Dia da Amazônia’, nessa terça-feira (5), Lula (PT) assinou a demarcação de duas novas terras indígenas no país, última etapa antes da regularização final das áreas. Foram homologados pelo petista os territórios de Rio Gregório, em Tarauacá, no Acre, ocupada pelos ‘Katukina’ e ‘Yawanawá’, com mais de 187,1 mil […]