O presidente Bolsonaro anunciou, ontem (5), em sua live semanal, que o PL, seu partido, irá contratar empresa privada para realizar auditoria das eleições deste ano. Ainda segundo o presidente, essa “análise” do pleito legislativo acontecerá antes das eleições e não após ela.
“Adianto para o TSE: essa auditoria não vai ser feita após as eleições. Uma vez contratada, a empresa já começa a trabalhar e vai pedir ao TSE, com toda a certeza, uma quantidade grande de informações”.
Bolsonaro também falou, de forma irônica, que já que o candidato petista lidera as pesquisas, ele quer, com essa medida, “garantir a vitória de Lula” nas eleições. Assista ao trecho abaixo!
Em nota divulgada à imprensa ainda na noite dessa quinta-feira, o Tribunal Superior Eleitoral que os partidos políticos estão autorizados pela lei a fazer suas próprias auditorias das eleições.
“A fiscalização das eleições está prevista nos artigos 65 a 72 da Lei nº 9.504 de 30 de setembro de 1997, conhecida como Lei das Eleições. Os partidos políticos podem fazer suas próprias auditorias pelo Registro Digital do Voto (RDV). Lembramos, ainda, que qualquer cidadão pode fazer sua própria auditoria por meio do Boletim de Urna, emitido pelo mesário ao final da votação e divulgado nas seções eleitorais e no site do TSE.
E veja também: Agenda do Presidente Jair Bolsonaro | Sexta-feira, 06/05/2022. Clique aqui para ver.
Quer apoiar nosso trabalho: Faça um PIX de qualquer valor. Isso nos ajuda muito a seguir lutando. A chave é: direitaonlineoficial@gmail.com | Banco Santander
Clique AQUI para nos seguir no FACEBOOK.
Clique AQUI para nos seguir no TWITTER
Clique AQUI para ver Quem Somos & Apoie