O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores, opera em forte queda nesta segunda-feira (12). Segundo a imprensa especializada, o mau desemprenho do mercado reflete o pessimismo do setor econômico com os indicados e também os “indicáveis” de Lula para os ministérios e cargos de importância do governo.
“Pouco depois do meio-dia, o indicador recuava 2,62%, aos 104.707,55 pontos – patamar ao qual não chegava desde agosto deste ano”, diz reportagem do Metrópoles. O dólar também reage em alta. Às 9h40, a moeda americana avançava 0,14% e era negociada a R$ 5,25. No início da tarde, às 12h34, a alta era de 1,78% (R$ 5,33).
Na sexta-feira, Fernando Haddad foi confirmado como Ministro da Fazenda (equivalente ao atual Ministério da Economia) a partir de 2023, mas com a partida do Brasil naquele dia, o os reflexos respingam somente hoje.
E também a indicação na imprensa do nome de Aloizio Mercadante como presidente do BNDES ou da Petrobras também contribui para o derretimento da Bolsa. Diz o Estadão: “As ações da estatal e do Banco do Brasil caiam, bem como as da Eletrobras, em meio a temores de revogação das leis das estatais via MP, afirma o estrategista-chefe do Grupo Laatus, Jefferson Laatus”.
Diz o mesmo jornal: “Reginaldo Galhardo, gerente da corretora Treviso, afirma que o mercado de câmbio ainda digere a escolha de Fernando Haddad para futuro ministro da Fazenda e que há preocupação se a reforma tributária defendida pelo novo governo pode trazer aumento de impostos sobre dividendos, lucros e herança”.
E veja também: Com manobra de Lira, PEC da ‘Transição’ já começa andar na Câmara dos Deputados. Clique AQUI para ver.
APOIO!
Pix: Você pode nos ajudar fazendo um PIX de qualquer valor.
Nossa chave de acesso é direitaonlineoficial@gmail.com | Banco Santander