O Ibovespa, indicador do desempenho médio das cotações das ações negociadas na bolsa de valores B3, teve o quinto melhor desempenho entre 78 países no mês de maio, com alta de 8,48%. O levantamento foi feito pela agência de classificação de risco Austin Rating, a pedido da CNN Brasil Business. No mês anterior, o índice registrou forte recuo, com o segundo pior desempenho.
O país com maior variação foi o Chile, com alta de 15,75%, seguido pela bolsa da Colômbia (12,59%), Rússia (11,16%) e Montenegro (10,05%). A maior queda foi registrada no Quênia, de 14,85%.
Real forte
No último mês, a moeda brasileira também teve forte valorização, cravando alta de 4% e registrando o sétimo melhor desempenho dentre 120 países. Segundo o levantamento, a moeda que mais se valorizou no mês foi o rublo, da Rússia, com alta de 12,3%, com uma recuperação após as perdas com a guerra na Ucrânia e beneficiado pela concentração de investimentos no país devido às sanções internacionais. A hvrynia, moeda ucraniana, também se recuperou, com o terceiro melhor desempenho.
Na ponta negativa, a maior desvalorização foi do quacha, moeda do Malawi, que caiu 20% em meio a um esforço do país para desvalorizar a moeda. A Turquia, que passa por uma saída de capital após intervenções do governo no banco central, ficou com o terceiro lugar.
E veja também: Ação do governo federal resgata 233 crianças e adolescentes e prende 623 agressores sexuais. Clique aqui para ver.