De acordo com uma pesquisa da Zoop (empresa do grupo iFood, líder em embedded finance no Brasil), feita este mês em parceria com a PiniOn, a modalidade de pagamento Pix (33%) e o cartão de crédito (36%) são os principais meios de pagamento para as compras durante a Black Friday. Entre os meios menos utilizados estão a carteira digital (3%), o dinheiro em espécie (4%) e o cartão de débito (7%).
Além disso, 96% dos brasileiros dizem que o Pix facilita as compras online, refletindo a preferência por este método para a Black Friday.
Outra pesquisa, feita pela Dotz, empresa de programa de fidelidade, revela que 69% das pessoas vão parcelar ou financiar suas compras na Black Friday deste ano e apenas 24,2% pretendem guardar dinheiro para usar na data. Os demais 6,8% irão usar outras formas não especificadas para usar no dia em que o varejo oferece descontos acima do normal.
Outro dado apontado pela pesquisa da Dotz mostra que 48% dos consumidores não sabem se irão gastar mais ou menos dinheiro nesta Black Friday em comparação ao ano passado, enquanto 25,2% planejam fazer compras maiores neste ano. Em relação ao valor, 33,8% pretendem gastar entre R$ 500 e R$ 1.000 em produtos, 24,7% entre R$ 1.000 e 2.000, enquanto 21,6% pretendem gastar mais de R$ 2.000. Somente 19% pretendem gastar menos de R$ 500.
Um mês antes
A jornada de compra da Black Friday começa cada vez mais cedo e, de acordo com a Microsoft, 55% das conversões no varejo online em novembro começam em buscas no mês de outubro. Os dados são de um levantamento feito pela plataforma de Advertising da empresa e reforça a importância de as marcas se anteciparem para alcançar as vendas durante o período promocional.
Ainda de acordo com o levantamento, estratégias de publicidade em múltiplas plataformas têm impacto positivo no ticket médio, com um aumento de 6% a 13% no valor total das compras quando os consumidores são expostos a anúncios em diferentes canais e etapas da jornada de consumo. Os dados são de um estudo feito na América Latina, Europa, Oriente Médio e África.
No Brasil, os consumidores levam em média 35 dias para concluir sua jornada de compra no varejo online, com 49 pesquisas por usuário, de acordo com dados de junho a agosto deste ano. Para José Melchert, diretor de Ads da Microsoft Brasil, os consumidores começam a planejar suas compras cada vez mais cedo em busca de ofertas pré-Black Friday. “Ao iniciar as campanhas antes da data, as marcas também podem capturar a atenção destes usuários para um novo produto além daquele que já foi pesquisado”, explica.
Melchert destaca a importância de uma estratégia de marketing ‘full funnel’, ou seja, desde a conscientização do produto até a compra, para maximizar os resultados das vendas na Black Friday.
“As marcas que combinam diferentes formatos de anúncios têm um aumento significativo em conversões. No setor de varejo, essa abordagem resulta em até 9x mais conversões em relação a estratégias que trazem apenas anúncios na busca”, afirma o executivo. E mais: Campanha busca isenção de custos judiciais para trabalhadores em ações do FGTS. Clique AQUI para ver. (Foto: Pixa Bay; Fontes: Assessorias)