A controversa escolha do influenciador Felipe Neto como protagonista da campanha do snack Bis, anunciada em outubro, levou a Mondelez, empresa proprietária da marca Lacta, a alterar o critério de seleção de novos garotos-propaganda para seus produtos no Brasil.
A empresa agora adotará uma abordagem mais ‘rigorosa’ na contratação de influenciadores e artistas para participarem de suas campanhas de marketing, implementando uma pesquisa de reputação antes da assinatura de contratos.
Segundo informações apuradas pelo portal ‘NaTelinha’, entre os critérios mais refinados, as personalidades não poderão ter sua posição política e ideológica exposta publicamente.
Além disso, não devem ter se envolvido em polêmicas relacionadas a racismo ou qualquer outra situação de preconceito, e não podem ter emitido opiniões ‘controversas’.
Com essa mudança, a quantidade de seguidores passa a ser apenas a primeira fase na seleção dos novos garotos-propaganda.
Internamente, a avaliação é de que o caso envolvendo Felipe Neto expôs a marca de maneira prejudicial, especialmente com o boicote promovido nas redes sociais por pessoas contrárias ao posicionamento político do influenciador. No entanto, a situação também trouxe lições valiosas de marketing em um país polarizado.
De acordo com fontes do mercado publicitário ouvidas pela reportagem, a decisão da Mondelez pode se tornar uma tendência, com outros empresas adotando critérios semelhantes após o incidente relacionado à campanha do Bis. Até o momento, a Mondelez Brasil não se manifestou oficialmente sobre as mudanças noticiadas pelo veículo de imprensa.
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