Um grupo musical batizado como Velvet Sundown tem causado alvoroço nas redes e serviços de streaming após alcançar mais de 500 mil ouvintes mensais no Spotify menos de um mês após sua estreia.
A banda, descrita como um quarteto de rock psicodélico com influências de soul e alt-pop, lançou dois álbuns em junho, mas rapidamente passou a ser alvo de desconfiança entre usuários da internet.
A suspeita de que a banda seja totalmente criada com o uso de inteligência artificial começou em fóruns como o Reddit, onde ouvintes relataram ter conhecido o grupo por meio de playlists automáticas como a Discover Weekly. A partir daí, surgiram investigações informais — motivadas pela falta de qualquer vestígio dos integrantes fora das plataformas de áudio.
De acordo com o perfil da banda no Spotify, os músicos se chamariam Gabe Farrow, Lennie West, Milo Rains e Orion “Rio” Del Mar. A descrição fala em uma sonoridade marcada por “alt-pop cinematográfico” e “soul analógico onírico”. No entanto, não há registros de shows, entrevistas, vídeos, bastidores ou qualquer outra evidência de atuação real dos artistas.
No fim de junho, uma conta da banda foi criada no Instagram e publicou fotos dos supostos integrantes. As imagens, no entanto, foram apontadas como geradas por IA, com diversos detalhes considerados artificiais por usuários que analisaram rostos e cenários.
O mistério aumentou com uma informação exibida no Deezer, outro serviço de streaming: “algumas faixas deste álbum podem ter sido criadas com inteligência artificial”, diz um aviso no perfil da Velvet Sundown.
Os dois discos — Dust and Silence e Floating on Echoes, ambos com 13 faixas — foram disponibilizados no dia 5 de junho. No início, chegaram a receber elogios de ouvintes nas redes sociais, mas logo surgiram comentários questionando a autenticidade do projeto.
Embora ainda não haja confirmação oficial sobre a autoria das músicas ou os responsáveis pela criação da banda, o caso da Velvet Sundown levanta novas discussões sobre o uso de IA na indústria musical e os limites entre arte, tecnologia e transparência com o público. (Foto: reprodução; Fontes: Tecnoblog; O Globo)
Ilha particular da Escócia é colocada à venda por R$ 41 milhões
Governo pressiona presidente dos Correios a realizar demissões