O Banco Central do Brasil pretende lançar sua moeda digital em 2024 após um programa piloto fechado no próximo ano com instituições financeiras, disse o presidente do banco, Roberto Campos Neto, nessa terça-feira (13), acrescentando que o projeto recebeu atenção internacional.
Falando em evento organizado pelo site de notícias Poder 360, Campos Neto disse que o modelo da moeda digital do banco central incentivaria os bancos a tokenizar seus ativos, com ganhos consideráveis de eficiência. “Se a moeda digital for realmente um depósito tokenizado, ela herda toda a regulamentação que já se aplica aos depósitos”, disse ele, acrescentando que não deve atrapalhar a política monetária ou prejudicar os balanços dos bancos.
Campos Neto disse que representantes do Fundo Monetário Internacional (FMI) abordaram o banco central e deram feedback de que esse modelo parece ser o mais fácil de implementar e que outros bancos centrais deveriam estudá-lo. “No final, ficamos lisonjeados por ter pensado em um sistema que outros bancos centrais estão pensando agora”, disse ele.
A tokenização de depósitos também deve melhorar os custos de liquidação, auditoria e captação dos bancos, disse Campos Neto.
O chefe do Banco Central também previu um salto no uso do popular sistema de pagamentos instantâneos do banco, o Pix, uma vez que os usuários podem acessar crédito mais barato por meio do sistema, sem a taxa de desconto do comerciante (MDR). Os lojistas pagam a taxa de MDR para as empresas fornecedoras de máquinas de cartão, como Cielo , Stone e Getnet.
Lançado em novembro de 2020, o Pix é gratuito para pessoas físicas, mas o sistema permite que bancos e instituições de pagamento definam livremente os custos dos lojistas tanto para transferência quanto para recebimento de recursos. O sistema Pix tornou-se imensamente popular no Brasil, com uso agora superando transações com cartões de crédito e débito no país.
E veja também: Novo chanceler de Lula anuncia “normalização” das relações com Venezuela e Maduro. Clique AQUI para ver.
APOIO!
Pix: Você pode nos ajudar fazendo um PIX de qualquer valor.
Nossa chave de acesso é direitaonlineoficial@gmail.com | Banco Santander