Os aviões cotados pela FAB para substituir a aeronave presidencial

direitaonline



Uma reportagem publicada neste domingo (2) pela revista Veja revela que, após um problema técnico no avião oficial durante um voo no México, em outubro do ano passado, Luiz Inácio Lula da Silva solicitou a seus auxiliares uma cotação para a compra de uma nova aeronave. A intenção era adquirir um modelo mais moderno do que o atual, utilizado desde 2005.

De acordo com a publicação, a Força Aérea Brasileira (FAB) apresentou algumas opções ao chefe do Executivo, e o custo da aquisição pode chegar a aproximadamente 350 milhões de dólares, o equivalente a cerca de 2 bilhões de reais, de acordo com a publicação.



Apesar do interesse, a revista aponta que a compra segue em compasso de espera, principalmente devido ao impacto fiscal da medida, que poderia gerar repercussão negativa.

Alternativas avaliadas
Entre as possibilidades consideradas, estava uma aeronave oferecida pelo governo da Arábia Saudita, comandado pelo príncipe e primeiro-ministro Mohammed bin Salman.



No último dia 13, o Planalto divulgou que Lula conversou por telefone com o príncipe saudita para reforçar a cooperação entre os dois países e renovar o convite para que ele visite o Brasil ainda este ano. Os dois já haviam se encontrado em novembro de 2023, em Riade, informa Veja.

Outra aeronave considerada foi um avião que pertenceu ao ex-jogador de basquete Kobe Bryant, que faleceu em 2020 em um acidente de helicóptero.



De acordo com a publicação, a estrutura interna do jato incluía um espaço amplo para atividades físicas, o que exigiria modificações para atender às necessidades da Presidência da República.

Independentemente da escolha por um modelo novo ou usado, a avaliação de técnicos da Aeronáutica é de que qualquer aeronave adquirida agora não ficaria pronta para operação dentro do atual mandato de Lula. E mais: Trump rebate retaliação do Canadá e faz alerta ao país vizinho. Clique AQUI para ver. (Foto: EBC; Fonte: Veja)

Gostou? Compartilhe!