Aviões da Latam colidem em Congonhas

direitaonline



Dois aviões da Latam se envolveram em uma colisão na manhã desta terça-feira (3) no aeroporto de Congonhas, em São Paulo. O incidente, capturado por câmeras de segurança, ocorreu quando um Airbus A320 que estava taxiando bateu na traseira de um Airbus A319 durante o início de uma manobra conhecida como pushback. Apesar do impacto, ninguém ficou ferido.

O pushback, conforme explica a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), é o procedimento de movimentação da aeronave com auxílio de equipamentos até uma posição que permita deslocamento próprio.



No vídeo, o A319, com prefixo PT-TMA, inicia a manobra, mas tenta recuar ao perceber a aproximação do outro avião. No entanto, a colisão não pôde ser evitada.

Danos e Procedimentos de Segurança
A parte traseira do A319 ficou amassada, conforme mostram imagens divulgadas. Ambas as aeronaves foram retiradas de operação para inspeção e manutenção, seguindo os protocolos de segurança da Latam.



A companhia aérea informou, por meio de nota, que “o evento não colocou em risco nenhum dos passageiros e tripulantes”, destacando que todos desembarcaram de forma segura.

A empresa já iniciou o processo de reacomodação dos clientes afetados em outros voos e está colaborando com o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) para esclarecer as circunstâncias da colisão.



Medidas e Compromisso com a Segurança
A Latam lamentou os transtornos e reforçou seu compromisso com a segurança operacional:
“Adotamos todas as medidas técnicas e operacionais necessárias para garantir uma viagem segura para todos”, destacou a empresa em comunicado oficial. Veja o vídeo abaixo!

 



 





Gostou? Compartilhe!
Next Post

Argentina elimina imposto sobre compras no exterior e amplia limite para isenção tarifária

O governo argentino anunciou que, a partir de dezembro, não haverá mais cobrança de imposto sobre compras feitas no exterior. Manuel Adorni, porta-voz oficial, destacou que o objetivo é promover uma maior abertura econômica e oferecer aos consumidores acesso a produtos com preços mais baixos. Luis Caputo, ministro da Economia, […]