Avião russo da era soviética desembarca em Brasília

direitaonline



Nessa quinta-feira (8), desembarcou em Brasília um raro avião russo da era soviética. Trata-se de um quadrimotor Ilyushin Il-62,  operado por uma companhia aérea estatal russa, ligada ao Ministério da Defesa daquele país. As informações são dos portais especializados em aviação Aeroflap e Aeroin. Veja vídeo amador feito do momento do desembarque, no aeroporto da capital federal.

“Este Il-62M possui a matrícula RA-86495 e segundo os registros do site de rastreamento Flightrradar24, decolou de Moscou no dia 07, tendo a capital iraniana Teerã como destino. Por conta das sanções impostas pela guerra na Ucrânia, o quadrijato não pode sobrevoar o espaço aéreo da Europa”, explica o Aeroflap.

O primeiro veículo de imprensa a relatar sobre o avião foi o portal Aeroin, que o percebeu quando ele adentrou o espaço aéreo brasileiro: “No momento em que essa matéria foi escrita, a aeronave, de matrícula RA-86495 e número de voo RFF-7971, estava em voo sobre o Nordeste brasileiro, cruzando a 36.000 pés de altitude (cerca de 11 mil metros). O jato navega numa aerovia que passa sobre a capital federal, Brasília. Não há detalhes imediatamente disponíveis do motivo da operação ou de onde o avião pousará”, dizia o texto.

Mapa de voo | FlyRadar24h; Aeroin

Fontes confirmaram ao AEROFLAP que o jato russo de fato iria pousar em BSB, o que ocorreu às 14h28. No entanto, os motivos da visita ainda são desconhecidos. Após o desembarque, não há mais informações a respeito sobre a aeronave na imprensa brasileira.

Divulgação | Modelo Il-62M

O avião é operado pelo 223º Destacamento de Voo da Federação Russa, uma empresa aérea estatal independente, mas que seria ligada diretamente às Forças Aeroespaciais Russas (VKS) e ao Ministério da Defesa do país.

Segundo o site da empresa, o modelo Il-62M é uma aeronave de passageiros de longa distância equipada com motores D-30KU (série II) projetada para transportar pessoal, carga e correio com alcance máximo de voo de 9.000 km. O número máximo de passageiros é de 168 pessoas.

Venezuela
O modelo Il-62M é o mesmo que, em 2019, causou uma pequena crise diplomática entre Rússia e Estados Unidos ao pousar em Caracas, na Venezuela. Relatórios de março daquele ano sobre os dois aviões transportando tropas e carga pousando no país sul-americano levaram Washington a questionar Moscou sobre as intenções da viagem, relatou a agência de notícias Reuters há três anos. Abaixo, o layout do avião divulgado pela companhia aérea.

E veja também: Bolsonaro quebra o silêncio. Clique AQUI para ver.


APOIO!
Pix: Você pode nos ajudar fazendo um PIX de qualquer valor.
Nossa chave de acesso é direitaonlineoficial@gmail.com | Banco Santander


Fonte: Aeroflap; Aeroin
Imagem: reprodução vídeo; divulgação

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Vídeo flagra Neymar, mesmo emocionado, atendendo crianças croatas ainda em campo

O Brasil foi eliminado hoje (9) da Copa do Mundo, pela Croácia, nos pênaltis. A seleção brasileira até chegou a abrir o placar na prorrogação, mas poucos minutos antes do fim da partida, os europeus empataram. Nos pênaltis, mais uma eliminação brasileira em quartas-de-final. Autor do gol verde e amarelo […]