O corregedor-geral do Tribunal Superior Eleitoral, Benedito Gonçalves, determinou que Augusto Nunes, Ana Paula Henkel e Guilherme Fiuza sejam ouvidos na ação de investigação eleitoral contra Jair Bolsonaro e Braga Netto.
O trio mais clássico do programa ‘Os Pingos nos Is’ prestará depoimento na sexta-feira (24) desta semana como parte do processo que investiga possível ‘abuso de poder político’ de Bolsonaro durante a reunião com embaixadores, realizada em julho de 2022, no Palácio da Alvorada. A ação foi movida pelo PDT, de Ciro Gomes, diz que após o encontro com os embaixadores, Bolsonaro promoveu “desordem informacional” relativa ao sistema eletrônico de votação.
Com a possibilidade aberta pelo TSE de ‘oitiva de testemunhas’ ao partido autor da ação e a Bolsonaro, a defesa do ex-presidente, então, requisitou a palavra dos jornalistas “justificada com base em fatos específicos relacionados à causa que poderão por elas (testemunhas) ser elucidados”.
Assim, pediram os advogados do ex-presidente as presenças de Guilherme Fiuza, Augusto Nunes e Ana Paula Henkel, “jornalistas responsáveis pela condução do programa ‘Pingos nos is’, que poderão elucidar as reais e efetivas razões de se realizar o programa com esse tema específico, por serem as pessoas que efetivamente participaram da entrevista realizada com o Investigado Jair Bolsonaro em 04/08/2021, e, por conseguinte, poderão contribuir com efetivos esclarecimentos sobre o contexto em que surgiu o interesse jornalístico sobre o tema versado no Inquérito Policial 1361/2018-4/DF, sobre as atitudes dos Investigados face aos fatos e sobre os bastidores do programa, não capturados, por óbvio, por meio de simples degravação”.
O deputado Filipe Barros (PL- PR) também foi solicitado pelos advogados de Bolsonaro: “Foi relator da PEC que tratava do Voto Impresso (id. 158764856, p. 12) e participou, ativamente, com o Presidente e Investigado Jair Messias Bolsonaro, no programa ‘Pingo nos is’”, sendo ainda “quem, primeiramente, obteve o acesso ao Inquérito Policial 1361/2018-4/DF””, justificou.
Também foi requisitado o depoimento do ex-deputado federal Major Vitor Hugo. “Esteve presente na transmissão e poderá, destarte, esclarecer contexto, sentido, motivação e desenvolvimento da live”, acrescendo que “face à vedação de depoimento pessoal do primeiro Investigado em sede de AIJE, a testemunha mencionada é a única testemunha habilitada, em tese, a prestar os esclarecimentos ora tidos como essenciais para a comprovação da tese principal da defesa”.
Da Jovem Pan para a Oeste
Augusto Nunes, Ana Paula Henkel e Guilherme Fiuza já não fazem parte do programa ‘Os Pingos nos Is’. Os articulistas comentam as notícias do dia em formato semelhante no canal da Revista Oeste no Youtube.