Lula (PT) nomeou um assessor de Gleisi Hoffmann como diretor de Coordenação na Itaipu Binacional. Na nova função, Carlos Carboni, receberá salário de R$ 76 mil. As informações são do jornalista Paulo Cappelli em sua coluna desta quarta-feira (29) no jornal Metrópoles.
O novo funcionário de Itaipu terá um considerável aumento salarial, uma vez que seu ordenado atual como assessor da deputada petista é de R$ 8,3 mil. Ele trabalha como que como ‘secretário legislativo’ no gabinete da deputada, que também presidente nacional do PT.
“A nomeação de Carboni para Itaipu Binacional foi oficializada por Lula na última sexta-feira (24/3). O mandato na diretoria da usina hidrelétrica vai até maio de 2027.”, diz a reportagem.
Nas redes sociais, o deputado federal pelo Paraná (assim como Gleisi) Deltan Dallagnol ironizou a nomeação do assessor de seu colega. ‘É pela amizade’, escreveu nas redes sociais.
É pela amizade… pic.twitter.com/c7hdlfhB9S
— Deltan Dallagnol (@deltanmd) March 29, 2023
Mais diretores
No último dia 24, Lula nomeou mais quatro diretores brasileiros para a Itaipu Binacional, em edição extra do Diário Oficial da União (DOU), publicada na noite desta sexta-feira (24). O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, também assina o decreto.
Foram nomeados Renato Soares Sacramento, para o cargo de diretor técnico executivo; Luiz Fernando Ferreira Delazari, diretor jurídico; Iggor Gomes Rocha, diretor administrativo; além de Carlos Carboni, como diretor de Coordenação.
Eles substituem, respectivamente, David Rodrigues Krug, Mariana Favoreto Thiele, Paulo Roberto da Silva Xavier e Luiz Felipe Kraemer Carbonell.
O diretor-geral brasileiro, Enio José Verri, foi nomeado em 10 de março. Assim como Gleisi, ele se elegeu deputado federal pelo Paraná. Para assumir o comando de Itaipui, Verri teve que renunciar ao mandato na Câmara.
O mandato dos cinco novos diretores vai até 16 de maio de 2027. Os membros da Diretoria Executiva podem ser reconduzidos ou substituídos a qualquer momento pelos governos do Brasil ou do Paraguai. E veja também: Governo Tarcísio abre licitação para trem de passageiros entre São Paulo e Campinas. Clique AQUI para ver.