Os árbitros da Premier League agora serão obrigados a revelar à organização responsável pela arbitragem do Campeonato Inglês os clubes pelos quais torcem. A medida foi adotada para evitar “conflitos de interesses” como os que surgiram durante a temporada 2023/24. A reportagem é da ESPN.
A nova diretriz surge após a polêmica envolvendo o Nottingham Forest, que acusou o árbitro do VAR de ser torcedor do Luton Town, um clube que competia diretamente com o Forest na luta contra o rebaixamento.
Em abril, o Nottingham Forest emitiu um comunicado contundente nas redes sociais, alegando que havia alertado a Premier League sobre Stuart Attwell, o árbitro que comandou o VAR na derrota controversa por 2 a 0 contra o Everton, afirmando que ele era torcedor do Luton Town.
O caso gerou ampla repercussão no Reino Unido, pressionando a associação responsável pelos árbitros a adotar novas diretrizes para a temporada 2024/25, a fim de prevenir situações semelhantes. Howard Webb, ex-juiz e atual diretor da ‘PGMOL’, anunciou que, em uma recente reunião com os árbitros, foi decidido que eles terão que informar à organização sobre os clubes que torcem. No entanto, essas informações não serão divulgadas publicamente.
Webb explicou que a iniciativa tem como objetivo garantir que não haja dúvidas sobre a imparcialidade dos árbitros. “Nós analisaremos as escalas de arbitragem e faremos ajustes se acreditarmos que possa haver conflito de interesses no caso de um árbitro se declarar torcedor de um time específico”, destacou o diretor.
Ele também mencionou que, se um árbitro tiver histórico de ter jogado por algum clube, isso será considerado na designação das partidas. “Estamos tentando incentivar mais jogadores a se tornarem árbitros, e isso é algo que teremos que trabalhar”, afirmou Webb.
Além disso, o dirigente ressaltou que qualquer conexão pessoal entre os árbitros e funcionários dos clubes será levada em conta. “Faremos uma avaliação completa e consideraremos todos esses fatores ao designar os árbitros para as partidas”, concluiu. E mais: Líder da oposição na Venezuela chama de ‘falta de respeito’ proposta de Lula para repetir eleição. Clique AQUI para ver. (Foto: reprodução vídeo; Fonte: ESPN)