Após reportagem da Folha de SP, reunião entre Moraes e Defesa é cancelada

direitaonline



Após reportagem da Folha de São Paulo que alegou uma suposta “contagem paralela de votos” pelas Forças Armadas nas eleições, foi cancelada uma reunião que estava prevista para esta terça-feira (13) entre o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Alexandre de Moraes, e o ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira. Segundo a imprensa, não há uma nova data para o encontro.

O encontro teria como pauta a proposta dos militares de realizar o teste de integridade nas urnas eletrônicas no dia da eleição nas sessões eleitorais. O objetivo era tentar avançar em relação a uma eventual implantação da medida nas eleições deste ano.
Na reunião de 31 de agosto, ficou alinhada a possibilidade de as áreas técnicas da Corte eleitoral e das Forças Armadas apresentarem, em conjunto, um projeto-piloto para atender a demanda dos militares.

Segundo a emissora CNN, a confirmação da reunião na agenda do TSE estava sendo aguardada pelo Ministério da Defesa durante a tarde desta segunda-feira (12). De forma reservada, integrantes da pasta admitiram que a informação de que os militares planejam fazer uma “checagem paralela da votação” dada pela Folha foi “mal-recebida pela cúpula da Corte eleitoral”.

Ontem mesmo o Ministério da Defesa desmentiu a reportagem. Clique AQUI para ver. O TSE também rebateu a informação. Clique AQUI para ver.

Em nota, as Forças Armadas lembram que têm atuado como uma das entidades fiscalizadoras do processo eleitoral e que “não demandam exclusividade e tampouco protagonismo em nenhuma etapa ou procedimento da fiscalização do sistema eletrônico de votação e permanecerão pautando a sua atuação pela estrita observância da legalidade, pela realização de um trabalho técnico e pela colaboração com o TSE”.

Faltam 19 dias para as eleições de primeiro turno e, pelo pouco tempo e cancelamento da reunião, é pouco provável qualquer modificação nos testes de integridade das urnas, que deverão acontecer da mesma forma de eleições passadas: na sede do TSE e alguns dias antes do pleito.


Fonte: CNN
Foto: divulgação TSE

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Governo federal inicia encerramento do Lixão de Itacaré (BA), na Mata Atlântica, há 30 anos em atividade

Destino muito escolhido por turistas de todo o País pelas praias paradisíacas, o município de Itacaré, na Bahia, abrigava, há 30 anos, um lixão a céu aberto que contrasta com as belezas do local. No fim de agosto (25), o lixão foi o primeiro na Mata Atlântica a ser fechado […]