Após ataque, Rússia assume comando da maior usina nuclear da Europa

direitaonline



O governo da Ucrânia informou que as forças militares russas assumiram o controle da usina nuclear de Zaporizhzhia, localizada em Energodar, no sudoeste do país, e considerada a maior do tipo na Europa. Após o confronto entre as tropas, houve incêndio no local, o que fez aumentar o alerta em toda a Europa sobre o risco de um acidente nuclear. Entretanto, o fogo foi controlado e não há registro de vazamento de radiação. Três militares ucranianos acabaram morrendo no confronto.

 

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse que os esforços do Kremlin para assumir uma enorme usina nuclear eram “terror em um nível sem precedentes”. “Os tanques russos sabiam que estavam atirando diretamente na estação”, alegou. Zelensky traçou paralelos com o desastre de 1986 na usina nuclear de Chernobyl, o pior acidente nuclear do mundo, mas não há indicação de que algum dos reatores de Zaporizhzia tenha sido afetado pelo bombardeio.

A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) pediu anteriormente a interrupção dos combates ao redor da instalação, mas disse que as autoridades ucranianas relataram que os níveis de radiação de fundo eram normais e que o incêndio não afetou equipamentos “essenciais”.

Zelensky também reiterou seu apelo por uma zona de exclusão aérea da Otan sobre a Ucrânia, dizendo que “é necessário um fechamento imediato dos céus sobre a Ucrânia”. Os Estados Unidos já haviam descartado o uso de tropas para criar uma zona de exclusão aérea. Tal movimento poderia colocar as forças americanas em combate direto com a Rússia.

Reino Unido
O vice-primeiro-ministro do Reino Unido, Dominic Raab, classificou o ataque russo à usina nuclear de Zaporizhzhia como “imprudente” e provavelmente deliberado.”É muito difícil acreditar que não foi feito deliberadamente. Mas, de qualquer forma, é ilegal atacar um lugar como este”, disse Raab à BBC Breakfast. A secretária de Relações Exteriores do Reino Unido, Liz Truss, também chamou o ataque de “imprudente” e “extremamente preocupante”. “Estamos buscando uma sessão urgente do Conselho de Segurança da ONU e usaremos todos os meios legais e políticos à nossa disposição para resolver o problema”, disse ela em um post publicado em sua conta verificada no Twitter.

União Europeia
O chefe de política externa da UE, Josep Borrell, expressou seu apoio a uma reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU após o ataque, alertando que a situação pode ter consequências “catastróficas”. “Os ataques russos nas proximidades das usinas nucleares da Ucrânia podem ter consequências catastróficas. Eles devem parar imediatamente”, twittou Borrell na sexta-feira. “O bombardeio e o incêndio resultante na usina (Zaporizhzhia) podem colocar em risco toda a Europa”, acrescentou.

E veja também: Zelensky pede que OTAN proteja espaço aéreo sobre Ucrânia ou que entregue aviões de guerra. Clique aqui para ver.

Quem somos & Apoio

Nosso canal no Whatsapp!
Entre! ⬇️
encurtador.com.br/amGOQ

Gostou? Compartilhe!
Next Post

PIB cresce 4,6% em 2021 e fecha o ano em R$ 8,7 trilhões, indica IBGE

Em 2021, o PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil cresceu 4,6% frente a 2020 e totalizou R$ 8,7 trilhões. Os dados são do IBGE e foram divulgados na manhã desta sexta-feira (4). Houve crescimentos na Indústria (4,5%) e Serviços (4,7%) e variação negativa na Agropecuária (-0,2%). Segundo o instituto, o […]