O gabinete do presidente Volodymyr Zelensky disse, neste domingo (27), que o presidente da Bielorrússia, Aleksander Lukashenko, ligou para o presidente ucraniano no domingo.
“Os políticos concordaram que a delegação ucraniana se reunirá com a delegação russa sem pré-condições na fronteira ucraniana-bielorrussa, perto do rio Pripyat”, disse seu gabinete.
“Aleksander Lukashenko assumiu a responsabilidade de garantir que todos os aviões, helicópteros e mísseis estacionados no território bielorrusso permaneçam no solo durante a viagem, reunião e retorno da delegação ucraniana”.
Agências de notícias estatais russas também informaram que um assessor presidencial russo disse que a Ucrânia confirmou que se reuniria com uma delegação da Federação Russa na região de Gomel, na Bielorrússia, sem fornecer detalhes sobre quem representaria o lado ucraniano.
O vice-ministro do Interior da Ucrânia, Evgeny Yenin, disse que as conversas entre as delegações russa e ucraniana ocorrerão na manhã de segunda-feira, horário local.
Enquanto os líderes ucranianos e russos concordam em se encontrar na fronteira com a Bielorrússia, a embaixadora dos EUA nas Nações Unidas, Linda Thomas-Greenfield, disse no Estado da União da CNN que os EUA “esperarão pelo que sair dessas discussões”.
“Sempre indicamos que queríamos encontrar uma solução diplomática, e a Rússia escolheu o confronto”, disse Tomas-Greenfield a Dana Bash, da CNN. “Este esforço diplomático é mais um esforço para trazer os russos à mesa de negociações.”
E veja também: Putin coloca departamento de armas nucleares em alerta. Clique aqui para ver.
Nosso canal no Whatsapp!
Entre! ⬇️
encurtador.com.br/amGOQ