O presidente Jair Bolsonaro participou, nesta sexta-feira (7), de um almoço com jornalistas no Palácio da Alvorada. Um pequeno vídeo do encontro foi divulgado pelo Ministro das Comunicações, Fabio Faria.
Presidente almoçando no Alvorada com os jornalistas que cobrem política. @jairbolsonaro pic.twitter.com/fhFE3zsV31
— Fábio Faria 🇧🇷🇧🇷🇧🇷 (@fabiofaria) October 7, 2022
Após o evento, o presidente concedeu entrevista coletiva ao lado do apresentador da Band José Luiz Datena. Em sua fala, ele falou sobre uma eventual preferência do “sistema” por Lula para que, no fim, Geraldo Alckmin chegue ao poder: “Não sou refém de ninguém. Por que muitos preferem o Lula, alguns do Supremo? Porque vai ser marionetado, vai ser mandado, vai ter rabo preso. E que vontade de cassar o Lula, se algum dia ele chegar, para o [Geraldo] Alckmin, amigo íntimo de Alexandre de Moraes, assumir o governo. É mentira o que estou falando? Será que é difícil entenderem isso? É uma realidade. Vocês sabem o que é sistema”, disse Bolsonaro.
Ao criticar Lula, Bolsonaro disse que o ex-presidente ficou por 14 anos no Poder e não conseguiu pagar um auxílio com valor razoável aos mais pobres. “O que o ex-presidente fez pelo Nordeste?”, questionou. “Ora, se lugar de pastor é na igreja e de militar é no quartel, lugar de ladrão é na cadeia. Será que é difícil entender isso? Não vou perder minha originalidade. Vou continuar falando o que penso e acho do meu Brasil, do Brasil de todos vocês”.
Datena
Logo no início da fala, o apresentador Datena foi questionado por jornalistas se apoiaria Bolsonaro neste segundo turno, contra Lula. “A minha empresa, Band, é uma empresa neutra. Eu não posso me posicionar em relação apoio direto ao presidente . Não posso apoiar o presidente. Nem o presidente Bolsonaro, nem o presidente Lula, porque na realidade eu sou jornalista”.
Ainda de acordo com Datena, “não seria ético e nem leal com minha empresa que eu assumisse uma posição. Mas vim aqui agradecer o presidente pelo que ele fez por mim. Como jornalista, eu jamais poderia negar um convite do presidente da República”.
O comunicador da Band reiterou que a pauta do encontro com Bolsonaro é profissional. “Vocês jornalistas, se fossem convidados, viriam aqui. Meu interesse aqui é puramente jornalístico. É um dos dois únicos candidatos à presidência da República. Quem me convidar, eu falo!”. Assista abaixo à coletiva de Bolsonaro e Datena.