Antimonarquistas protestam contra coroação de Charles III e reclamam de prisões

direitaonline



Antimonarquistas (ou republicanos) criticaram hoje (7) o policiamento da coroação do rei Charles III , dizendo que não há mais direito a ‘protestos pacíficos’ no Reino Unido depois que dezenas de manifestantes foram presos e detidos durante a noite. Ontem, durante a cerimônia, um grupo com algumas centenas protestou contra o sistema monárquico. Eles exibiam faixas como ‘Não é Meu Rei’.

A polícia prendeu Graham Smith, líder do grupo Republic, e dezenas de outros no centro de Londres enquanto milhares de monarquistas e fãs reais se reuniam na capital para o evento no sábado (6), dizendo que seu dever de evitar perturbações superava o direito de protestar.

O ‘Republic’ disse que os membros começaram a ser libertados no final da noite de sábado, após quase 16 horas sob custódia. “Esta foi uma ação pesada que parecia uma prisão pré-determinada que teria ocorrido independentemente das evidências ou de nossas ações. O direito de protestar pacificamente no Reino Unido não existe mais”, disse Smith em um comunicado. “Essas prisões não foram para proteger as pessoas de danos, mas para proteger o rei do constrangimento.”

A Polícia Metropolitana de Londres disse na noite de domingo que 64 prisões no total foram feitas no sábado por crimes como violação da paz e conspiração para causar perturbação da ordem pública.

Um foi acusado de acordo com a lei de ordem pública, enquanto outros foram libertados sob fiança. A polícia disse no sábado que entendia a preocupação do público após as prisões, mas disse que agiu depois de receber informações de que os manifestantes estavam determinados a interromper a procissão da coroação.

 

O chefe da polícia de Londres, Mark Rowley, alertou na sexta-feira (5) que a polícia tomaria medidas se os manifestantes tentassem “obstruir a diversão e a celebração” das pessoas, dizendo que haveria uma ” tolerância muito baixa ” para interrupções.

A polícia ganhou mais poderes para reduzir os protestos sob uma nova lei de policiamento aprovada no ano passado e uma lei de ordem pública que entrou em vigor em 3 de maio.

Até um brasileiro participou do protesto intitulado ‘Não é meu Rei’. Como mostrou uma reportagem do Jornal Nacional, da Globo, o sujeito disse que “uma monarquia é uma coisa…é estranho” e por isso fez uma homenagem ao Rei Pelé.

Ele também criticou os ‘gastos’ da coroação e disse que ‘milhões de libras’ poderiam ser ‘investidos’ em serviços sociais, desprezando o quanto o Reino Unido fatura com seu sistema monárquico por meio do turismo, além de sua estabilidade política. Assista abaixo!

Gostou? Compartilhe!
Next Post

PT notifica Google por sugestão de pesquisa ‘lula corrupção’

O PT, partido de Lula, enviou ontem (7) à noite, uma notificação extrajudicial ao Google por causa de uma sugestão de pesquisa ‘lula corrupção’ quando o usuário procurava ‘lula coroação’, relacionado à ida do petista a Londres para a cerimônia do Rei Charles III. A informação é do jornal O […]