A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) infirmou que já notificou as operadoras do setor para que seja cumprida a determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes para bloquear o Telegram em todo o Brasil A ordem foi enviada a todas as prestadoras dos serviços de internet fixa e móvel no país, ressaltando que sejam tomadas todas as medidas necessárias para dar efetividade à ordem judicial.
Em nota, a agência afirmou que “providenciou o imediato encaminhamento da decisão judicial às entidades atuantes no setor regulado que possuem pertinência com a determinação judicial”. O processo segue em sigilo na Anatel.
Além das providências da Anatel, Moraes determinou que as empresas Apple e Google retirem o app das suas lojas de aplicativos. Essa medida visa impedir que pessoas baixem o aplicativo. E para bloquear o acesso de quem já tem o aplicativo no celular, Moraes obrigou que as duas empresas “insiram obstáculos tecnológicos capazes de inviabilizar a utilização” do Telegram pelos usuários do sistema iOS e Android.
E veja também: Moraes impõe multa de R$ 100 mil a qualquer pessoa que tentar usar Telegram. Clique aqui para ver.