As demissões da Amazon chegarão a mais de 18.000 cargos como parte de uma redução de força de trabalho divulgada anteriormente, disse o presidente-executivo global da empresa, Andy Jassy, em nota pública nessa quarta-feira (4).
As decisões de dispensa, que a Amazon comunicará a partir de 18 de janeiro, terão grande impacto no comércio eletrônico e nas organizações de recursos humanos da empresa, disse ele.
Os cortes representam 6% da força de trabalho corporativa de cerca de 300.000 pessoas da Amazon no mundo todo e representam uma mudança inesperada para um varejista que recentemente dobrou seu teto salarial básico para competir de forma mais agressiva por talentos.
Eles também mostram como as demissões continuam abalando o setor de tecnologia. As demissões da Amazon agora superam os 11.000 cortes anunciados no ano passado pela Meta, controladora do Facebook , ressaltando a queda do varejista de um negócio essencial que movimenta mercadorias durante bloqueios pandêmicos, para uma empresa que supera a demanda.
A Amazon tem mais de 1,5 milhão de funcionários, incluindo funcionários de depósitos, o que a torna o segundo maior empregador privado dos Estados Unidos, depois do Walmart. Jassy indicou que seus cortes se estendem à Europa. Jassy disse na nota que o planejamento anual “tem sido mais difícil devido à economia incerta e que contratamos rapidamente nos últimos anos”.
As reduções aproximarão a força de trabalho corporativa da Amazon dos níveis de setembro de 2021, quando esse número de funcionários totalizava cerca de 275.000 pessoas em todo o mundo.
Durante meses, a empresa se preparou para um crescimento provavelmente mais lento, já que a alta da inflação incentivou empresas e consumidores a cortar gastos. Os varejistas dos EUA em geral viram um aumento menor nas vendas online nesta temporada de festas, com uma medida recente de preços ao consumidor subindo cerca de 7% em relação ao ano anterior.
A indústria de tecnologia demitiu mais de 150.000 trabalhadores em 2022, de acordo com o site de rastreamento Layoffs.fyi, um número que continua crescendo. Também na quarta-feira, a Salesforce Inc anunciou que planejava eliminar cerca de 10% da equipe , que somava quase 8.000 em 31 de outubro.
E veja também: Posse de Ministra da Cultura tem elogios ao funk e música de ‘MC Poze do Rodo’. Clique AQUI para ver.